domingo, 27 de março de 2011

Número de alunos da manhã e faltas

NO turno da manhã a Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas tem matriculados 323 alunos.

Na sexta-feira faltam à aula 50 alunos, o que corresponde a 15,5% dos alunos ou aproximadamente duas turmas.

Por que os alunos faltam mais nesse dia?

Quantidade de FALTAS que a escola tem por dia, no mês de março de 2011

02/03 51 faltas quarta
03/03 46 faltas quinta
04/03 60 faltas sexta
10/03 113 faltas quinta (após feriado de carnaval)
11/03 111 faltas sexta (após feriado de carnaval)
14/03 38 faltas segunda
15/03 42 faltas terça
16/03 24 faltas quarta
17/03 40 faltas quinta
18/03 50 faltas sexta
21/03 50 faltas segunda
22/03 45 faltas terça
23/03 44 faltas quarta
24/03 35 faltas quinta
25/03 50 faltas sexta

O que faz da sexta-feira tão especial que o número de faltas nesse dia é maior?

Semana de provas bimestrais - primeiro bimestre

EMBJR – COMUNICADO 04/2011
28 de março de 2011

As provas bimestrais acontecerão na semana de 04 a 08 de abril de 2011.

Senhor responsável, estabeleça um horário de estudo para que seu (sua) filho (a) possa se preparar bem para essas provas.

Serviço de Orientação Educacional

quarta-feira, 23 de março de 2011

BULLYING

EDUCAÇÃO NA MÍDIA - MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO

23 de março de 2011
'ZANGIEF KID' REACENDE TEMA DO BULLYING; SAIBA SE SEU FILHO É VÍTIMA
Segundo a psicóloga Maria Tereza Maldonado, o bullying se caracteriza por ações repetitivas de agressão física e verbal com a clara intenção de prejudicar a vítima

Um garoto de 15 anos virou sensação na internet depois que um vídeo em que aparece revidando uma agressão em uma escola na Austrália foi publicado na rede. Entrevistado por uma rede de TV, Casey Heynes disse que era vítima de provocações na escola há pelo menos três anos e que chegou a pensar em se matar.

O pai do garoto afirmou que só tomou conhecimento do drama vivido pelo filho após o sucesso do vídeo. Afinal, como os pais podem identificar se seus filhos estão sofrendo bullying e como lidar com esse problema?
Segundo a psicóloga Maria Tereza Maldonado, autora do livro Bullying e Cyberbullying: o que fazemos com o que fazem conosco, o bullying se caracteriza por ações repetitivas de agressão física e verbal com a clara intenção de prejudicar a vítima. De acordo com ela, os pais têm um papel fundamental para evitar que os filhos sejam vítimas ou autores das agressões.
Para saber se o filho sofre com o bullying na escola, a psicóloga aponta que é preciso estar atento para alguns sinais. "Muitas vezes, a criança fica mais ansiosa, tensa, tem pesadelos à noite e não manifesta vontade de ir à escola. A vítima também fica mais fechada, não quer falar sobre a escola, por medo ou vergonha de assumir que sofre agressão".
De acordo com a especialista, o mais importante é que os pais conversem com os filhos sobre o tema.
"Como esse assunto ganha cada vez mais repercussão, é interessante que seja debatido dentro de casa. Os pais devem perguntar se os filhos já foram vítimas de algum tipo de humilhação, se já presenciaram algum caso envolvendo colegas", afirma.
Segundo Maldonado, os pais precisam acompanhar a rotina dos filhos. "Mesmo que a criança nunca tenha convivido com o bulliyng, é preciso preparar o terreno para, caso ela venha a ser vítima, estar disposta para enfrentar".
A especialista sugere ainda que os pais escutem a criança e, quando estiverem diante de uma situação de agressão sofrida, não critiquem. "Os pais não podem desmerecer a criança, dizer 'você é um fraco mesmo', humilhar como se a criança tivesse culpa pela agressão. É preciso encorajar, deixar o filho seguro de si", afirma.
Ela também defende que, em caso de agressão, os pais devem procurar a escola, falar com os professores e buscar compreender a situação para evitar que aconteça novamente. "A escola tem responsabilidade sobre o trabalho de prevenção ao bullying. Junto com os pais, ela precisa deixar bem claro que o relacionamento entre as pessoas deve ser baseado no respeito".
Violência
Questionada sobre a atitude do garoto australiano que, cansado das agressões, acabou reagindo com mais violência, a psicóloga afirma que cada criança reage de uma forma ao bullying. "Algumas se isolam, não falam sobre o assunto e não querem mais conviver na escola. Outras reagem com mais violência, o que também é ruim. Outras pedem ajuda, e isso é o mais importante".
De acordo com a especialista, os pais não podem estimular o comportamento violento. "Eles devem reagir com firmeza, mostrando que a atitude é errada e criando uma segurança na criança para que ela tenha condições de inibir a ação do agressor", afirma. "Ela precisa desenvolver recursos para se fortalecer, não se sentir humilhada, excluída. Assim vai conseguir lidar com essa situação."
Sobre o perfil mais comum dos agressores, a psicóloga aponta que são pessoas inseguras e com dificuldades de relacionamento, ou que desenvolvem uma capacidade de liderança utilizada de modo negativo. "Os pais devem deixar muito claro para seus filhos que respeito aos outros é fundamental. Brincadeira é quando todos se divertem, quando alguém está sofrendo deixa de ser brincadeira e passa a ser agressão", aponta a piscóloga.
Segundo o pesquisador do Núcleo Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) Renato Antônio Alves, para evitar o bullying é preciso impor limites. "Não só os pais, mas também a escola deve deixar claro que essa prática não é aceitável. É preciso estar atento ao comportamento das crianças para prevenir que isso aconteça, porque o trauma para as vítimas é muito grande", afirma.
O professor aponta ainda a importância da formação de valores. "Se as crianças não aprendem os valores, como o respeito, é porque a escola e a família estão falhando na educação".
Fonte: Terra

terça-feira, 22 de março de 2011

Quantitativo de aulas por disciplina no primeiro bimestre por turma

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 – 22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 901 – Língua Portuguesa (60), Matemática (53), História e Geografia (29), Ciências (31), Inglês (22), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 -22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 902 – Língua Portuguesa (62), Matemática (51), História (29), Geografia e Ciências (31), Inglês (20), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 – 22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 903 – Língua Portuguesa (62), Matemática (51), História, Geografia e Ciências (29), Inglês (20), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 -22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 904 – Língua Portuguesa (60), Matemática (53), História (29), Geografia e Ciências (31), Inglês (20), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 – 22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 802 – Língua Portuguesa (62), Matemática (51), História, Geografia e Ciências (31), Inglês (20), Educação Física (18) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 – 22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 801 – Língua Portuguesa (60), Matemática (49), História (31), Geografia (29), Ciências (33), Inglês (20), Educação Física (22) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.



ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 -22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 601 – Língua Portuguesa (58), Matemática (55), História (31), Geografia (29), Ciências (29),
Inglês (20), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.


ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 -22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 602 – Língua Portuguesa (62), Matemática (51), História (29), Geografia (27), Ciências (33),
Inglês (20), Educação Física (22) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.


ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 -22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 603 – Língua Portuguesa (58), Matemática (55), História (33), Geografia (27), Ciências (31),
Inglês (20), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.


ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 -22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 701 – Língua Portuguesa (60), Matemática (55), História (31), Geografia (29), Ciências (31),
Inglês (18), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.


ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 003/2011 -22/03/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola 08 disciplinas curriculares durante a semana. O número de aulas por disciplina é desigual, umas com mais, outras com menos, mas com igual importância para a aprendizagem do aluno que é avaliado em todas, sendo reprovado em qualquer uma delas. Quanto menos aula tiver a disciplina, pior o desempenho do aluno, especialmente quanto ao número de faltas. Observe, a seguir, a quantidade de aulas no primeiro bimestre, que tem 51 dias letivos.
Turma: 702 – Língua Portuguesa (62), Matemática (49), História (31), Geografia (31), Ciências (29),
Inglês (22), Educação Física (20) e Ensino Religioso (11).
Por isso, pedimos que não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo(a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.















ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
QUANTIDADE DE AULAS POR DISCIPLINA NO PRIMEIRO BIMESTRE
Período: 02 de fevereiro a 20 de abril de 2011

601 602 603 701 702 801 802 901 902 903 904
PORT 58 62 58 60 62 60 62 60 62 62 60
MAT 55 51 55 55 49 49 51 53 51 51 53
HIST 31 29 33 31 31 31 31 29 29 29 29
GEO 29 27 27 29 31 29 31 29 31 29 31
CIE 29 33 31 31 29 33 31 31 31 29 31
ING 20 20 20 18 22 20 20 22 20 20 20
EF 20 22 20 20 20 22 18 20 20 20 20
ER 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11

quarta-feira, 16 de março de 2011

Comunicado aos pais e/ou responsável 04/2011

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 004/2011
Seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) cursa na escola a cada dia da semana 05 aulas com a duração de 50 minutos cada e um intervalo de 15 minutos para o recreio. São 08 disciplinas curriculares durante a semana.
O ano letivo é dividido em quatro bimestres avaliativos, onde são distribuídos 100 pontos, 60 é o mínino para ser aprovado. Estamos nesse momento no primeiro bimestre que terminará em 20 de abril, nesse período estão sendo distribuídos 20 pontos, o aluno precisa ficar com pelo menos 12 pontos, que é a média, em todas as disciplinas.
Contamos com sua colaboração, não deixe seu (sua) filho (a) ou pupilo (a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só conseguirá a média se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

Quantitativo de aulas por disciplina no primeiro bimestre

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
QUANTIDADE DE AULAS POR DISCIPLINA NO PRIMEIRO BIMESTRE
Período: 02 de fevereiro a 20 de abril de 2011

601 602 603 701 702 801 802 901 902 903 904
PORT 58 62 58 60 62 60 62 60 62 62 60
MAT 55 51 55 55 49 49 51 53 51 51 53
HIST 31 29 33 31 31 31 31 29 29 29 29
GEO 29 27 27 29 31 29 31 29 31 29 31
CIE 29 33 31 31 29 33 31 31 31 29 31
ING 20 20 20 18 22 20 20 22 20 20 20
EF 20 22 20 20 20 22 18 20 20 20 20
ER 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11 11

terça-feira, 15 de março de 2011

Estudar para as provas, isso é fundamental!

Estude, estude muito, leia os livros, faça as atividades dadas em sala. Principalmente, estude para as provas, isso é fundamental!

As Provas Bimestrais acontecerão na semana de 04 a 08 de abril de 2011.

Veja por que é importante estudar para as provas no texto a seguir:


EDUCAÇÃO NA MÍDIA - MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO

15 de março de 2011


APRENDIZADO É MAIOR APÓS APLICAÇÃO DE PROVAS, DIZ PESQUISA
Pesquisa recente feita nos Estados Unidos constata que os alunos que estudam e depois respondem a questões sobre o conteúdo aprendem 50% mais sobre a matéria
CARTOLA - AGÊNCIA DE CONTEÚDO
Especial para o Terra Educação

Enquanto algumas pessoas são mais apegadas a números e contas matemáticas, outras gostam mesmo é de se debruçar sobre livros de história e literatura. Mas há uma coisa que a maioria dos estudantes concorda: a inimizade declarada aos testes e provas. Porém uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos constatou que os alunos que estudam e depois respondem a questões sobre o conteúdo aprendem 50% mais sobre a matéria.
Resolver questões é a forma mais eficaz de aprendizado, vencendo o estudo conceitual em livros e esquemas como rascunhos. É o que constatou Jeffrey Karpicke, professor assistente de psicologia da Purdue University, nos EUA, ao fazer uma pesquisa sobre o tema com 200 jovens.
Os estudantes foram divididos em 4 grupos e todos tiveram que ler diversos textos científicos sobre assuntos como sistema digestivo, por exemplo. Depois, cada grupo foi submetido a um tipo de estudo.
O primeiro grupo somente leu os textos por 5 minutos; o segundo, por 20 minutos; o terceiro organizou as informações em um diagrama e relacionou conteúdos; e o último respondeu questões sobre o texto após lê-lo. Após uma semana, os 200 alunos tiveram que resolver um teste sobre os textos, segundo os resultados da pesquisa, aprendeu 50% mais do que os outros.
Para o psicólogo Fernando Elias José, especialista na preparação de candidatos para provas, vestibulares e concursos, a pesquisa somente comprova em números um sistema que ele já usava em meio profissional.
"Eu sempre oriento meus alunos a estudar duas disciplinas por dia e depois realizar exercícios sobre o que foi aprendido, pois o teste ajuda a recuperar o que já foi visto. Então, eu já percebia que com isso os alunos absorviam mais o conteúdo, mas até então esta era uma crença empírica", conta.
Apesar disso, José afirma que os resultados devem ser considerados somente a ponta de um iceberg e não uma verdade absoluta. "Eles testaram somente 200 pessoas, isso é um estudo inicial que deve estimular mais pesquisa e comprovação sobre isso.

Comunicado aos pais e/ou responsável 02/2011

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS (www.escolabjr.blogspot.com)

COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 002/2011 10/03/2011

Os Anos Finais do Ensino Fundamental correspondem a um período de 04 anos de escolaridade ( sexto, sétimo, oitavo e nono ano).
São 08 disciplinas curriculares com a seguinte quantidade de aulas por semana: Língua Portuguesa (06 aulas), Matemática (05 aulas), História (03 aulas), Geografia (03 aulas), Ciências (03 aulas), Inglês (02 aulas), Educação Física (02 aulas) e Ensino Religioso (01 aula).
O ano letivo é composto por 200 dias, distribuídos em quatro bimestres avaliativos. O primeiro bimestre terminará em 20 de abril de 2011, totalizando 51 dias letivos.

Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

Serviço de Orientação Educacional

quarta-feira, 9 de março de 2011

Comunicado aos Pais e/ou Responsável II

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 002/2011 - 10/03/2011
Os Anos Finais do Ensino Fundamental correspondem a um período de 04 anos de escolaridade ( sexto, sétimo, oitavo e nono ano).
São 08 disciplinas curriculares com a seguinte quantidade de aulas por semana: Língua Portuguesa (06 aulas), Matemática (05 aulas), História (03 aulas), Geografia (03 aulas), Ciências (03 aulas), Inglês (02 aulas), Educação Física (02 aulas) e Ensino Religioso (01 aula).
O ano letivo é composto por 200 dias, distribuídos em quatro bimestres avaliativos. O primeiro bimestre terminará em 20 de abril de 2011, totalizando 51 dias letivos.
Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

Serviço de Orientação Educacional

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger