quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Razões para “não deixar o Corpo Cidadão morrer.”


Razões para “não deixar o Corpo Cidadão morrer.”

1ª Você é imprescindível!
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
Ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
E o lance a outro; de um outro galo
Que apanhe o grito que um galo antes
E o lance a outro; e de outros galos
Que  com muitos outros galos se cruzem
Os fios de sol de seus gritos de galo,
Para que a manhã, desde uma teia tênue,
Se vá tecendo, entre todos os galos.

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E se encorpando em tela, entre todos,
Se erguendo tenda, onde entrem todos,
Se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
Que, tecido, se eleva por si: luz balão.”

(Melo Neto, João Cabral de. A educação pela pedra e outros poemas/João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.


2ª Quem é o Corpo Cidadão?

Fundada pelo Grupo Corpo Companhia de Dança, o Corpo Cidadão promove oportunidades educativas e de desenvolvimento integral a crianças e jovens, através da arte-educação.

Por acreditar no poder transformador da arte e da educação, em 1998 o
Grupo Corpo Companhia de Dança criou o Projeto Sambalelê /Corpo Cidadão.
A entidade, que tem como compromisso “fazer valer os direitos de crianças e
jovens” promove oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da
arte-educação.

Centenas de participantes são beneficiados com oficinas de dança, capoeira,
música, percussão, artes visuais e, também, um programa de capacitação.
Assim, o Corpo Cidadão contribui para a formação de cidadãos criativos,
competentes, solidários e com autonomia para reescrever a própria história.

Missão:
Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas, de
crianças e jovens, por meio da experiência da arte e da cultura, valorizando o
diálogo e o intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.
Valores:
CRIATIVIDADE
Criar algo inusitado ou possibilitar novos sentidos e significados;

TRANSPARÊNCIA
Comunicar de forma clara e honesta;

RESPEITO
Relacionar de maneira amorosa com as pessoas e no trato com o planeta;

COERÊNCIA
Agir de acordo com os propósitos construídos coletivamente.

CONSTRUÇÃO COLETIVA
Possibilitar a contribuição dos envolvidos;

EXCELÊNCIA
Dar, buscar e trocar o melhor de si com e para o outro;

ARTE
Utilizar a arte como instrumento de transformação social;

PERTENCIMENTO
Sentir-se fazendo

Atividades

 

ATIVIDADES EM ARTE-EDUCAÇÃO

As oficinas são oferecidas diariamente, em horários complementares ao da
escola, nas diferentes unidades de atendimento.
Dança
Artes Visuais
Música
Capoeira Angola
CAPACITAÇÃO PARA JOVENS

Com aulas diárias ou por módulos, cursos e espaços para experimentação,
os jovens têm a oportunidade de desenvolver seus talentos, ampliarem suas
perspectivas e se capacitarem para o trabalho.
Iluminação Cênica e Montagem de Palco
Figurino, Moda e Estamparia
Formação de Monitores e Jovens Educadores.
Grupos experimentais de dança e música.
As crianças e jovens também têm acesso a uma ampla programação cultural externa, que
envolve visitas a teatros, galerias, participação em eventos e manifestações culturais.
ESPETÁCULOS

Anualmente é criado um espetáculo a partir de um tema que seja relevante para o
desenvolvimento dos jovens, e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Os participantes atuam em todas as etapas da montagem: coreografias, trilha sonora, cenário, figurinos, adereços e tudo mais. O espetáculo, assim como uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes visuais, percorre teatros, escolas e centro culturais de Belo Horizonte e outros estados.
O Corpo Cidadão prima pela qualidade e estética oferecendo um espetáculo que se configura como uma rica oportunidade educativa e artística cultural, contribuindo para a formação de novas platéias.

Equipe

 

Dezenas de profissionais, de diversas áreas, integram a equipe:
Músicos, capoeiristas, cozinheiros, bailarinos, artistas plásticos, secretárias, psicólogos, pedagogos, cenógrafos, administradores, porteiros, produtores, diretores artísticos, monitores, coreógrafos, estilistas, auxiliares de serviços gerais e voluntários.

Realizações

2011 – Oriki
2010 – Nós
2008 – Consumidor Loko
2007 – Linguagens
2006 – Corpo Para que Serve
2005 – Identidades
2004 – Comida de Comer
2003 – Planeta Lixo
2002 – Nossa Língua
Informações retiradas do site:










3ª Quem são os beneficiários do Corpo Cidadão?

240 Jovens do Município de Ibirité- MG

Informações retiradas do site:

4ª Como é o município de Ibirité - MG?
A Região Metropolitana de Belo Horizonte engloba 34 municípios. Alguns se localizam a grande distância da cidade de Belo Horizonte, apresentando pouca integração territorial.
De acordo com o IBGE, do total de famílias que têm renda de até meio salário mínimo, 13% residem em Belo Horizonte e 33,1% nas cidades de menor integração. As áreas onde prevalecem os maiores percentuais de famílias abaixo da linha da pobreza têm elevada presença de jovens, negros e população de baixa escolaridade.
A capital metropolitana apresentou em 2000 uma taxa de 100% de urbanização, condição urbana, que, em geral, é comum a todos os demais municípios da Região. Existe diariamente grande circulação de pessoas entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Da população com mais de 15 anos, 18% precisa viajar entre uma cidade e outra para estudar ou trabalhar. O destino de 66,1% desses indivíduos é a cidade de Belo Horizonte.
Em relação aos homicídios de adolescentes e jovens, algumas cidades da Região Metropolitana mostraram índices elevados. Betim, Ibirité e Contagem apresentaram IHA maior que cinco e Ribeirão das Neves, Santa Luzia e a capital Belo Horizonte, índices entre 3 e 5. Belo Horizonte é hoje a cidade que ocupa a 6° posição no ranking das capitais de estados brasileiros com maiores números de vítimas adolescentes e jovens em dinâmicas da violência letal, com o IHA de 4.
Municípios de Residência (Selecione):
arrow
Belo Horizonte
Betim
Contagem
topo da tabelafechar tabela
Ibirité
População total 2006
IDH 2000
IHA 2006
População de 12 a 18 anos
Mortes esperadas 12 a 18 anos
173618
0,729
5,242
25456,242
133,436
fundo da tabela
Ribeirão das Neves
Sabará
Santa Luzia
Informações retiradas do site:

5ª Qual é a situação do Corpo Cidadão atual?
Atividades paralisadas em Ibirité – Minas Gerais.

6ª Qual é o objetivo da campanha
“Não deixe o Corpo Cidadão morrer.”?

Chamar a atenção das pessoas para situação dramática em que vivem os jovens de Ibirité- MG que estão sujeitos à violência e sem perspectiva de futuro.
Ajudar, no que puder o grupo Corpo Cidadão que é uma das poucas instituições que existem no município que atuam junto a essa clientela tão necessitada.

7ª O que fazer para
“não deixar o Corpo Cidadão morrer?”
Simples:
·         Acesse a página: http://www.facebook.com/NaoDeixeOCorpoCidadaoMorrer
Curta a página;
Chame seus amigos, familiares, conhecidos... para também curtir a página;
·         Poste www.facebook.com “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Poste WWW.twitter.com “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Compartilhe, curta e comente as fotos, imagens, tudo o que seus amigos postarem  referente ao “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Comente e compartilhe “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Use apenas a frase: “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
·         Vamos criar um assunto em que todos vão querer saber do que se trata, assim o termo “não deixe o Corpo Cidadão morrer.” Entrará na lista dos “tops” do momento e mais gente se interessará pelo assunto.
·         Dessa forma estaremos dando respaldo ao grupo Corpo Cidadão para angariar patrocínio junto às empresas e/ou mesmo recuperar o patrocínio da Petrobrás.
·         “Não deixe o Corpo Cidadão morrer.” O desafio é a nossa energia.

domingo, 7 de outubro de 2012

Boletim Escolar do Terceiro Bimestre


27 de outubro de 2012

     Nesse dia será a entrega do Boletim Escolar do Terceiro Bimestre!

     Os responsáveis devem comparecer à escola para saber a real situação do aluno.

     Será que ele (ela) corre o risco de ser reprovado ou

Está próximo de ser


APROVADO!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

METODOLOGIA DE ENSINO



NA REUNIÃO DE 29 DE SETEMBRO DE 2012, ESSE TEXTO FOI DISCUTIDO NO CONSELHO DE CLASSE DA ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS, COM A PRESENÇA DO DIRETOR DA ESCOLA, SUPERVISORA PEDAGÓGICA, ORIENTADOR EDUCACIONAL, SECRETÁRIA E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O TEXTO ENTRARÁ EM VIGOR EM FEVEREIRO DE 2013 CONFORME A ANUÊNCIA DE TODOS OS PRESENTES.

BRENO JOSÉ DE ARAÚJO
ORIENTADOR EDUCACIONAL
IBIRITÉ, 01 DE OUTUBRO DE 2012.

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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