segunda-feira, 17 de dezembro de 2012
EXCELENTE TAXA DE APROVAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
A ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS ALCANÇOU UMA EXCELENTE TAXA DE APROVAÇÃO DE 88% DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II!
PARABÉNS ALUNOS E PROFESSORES.
FORMATURA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
A Escola Municipal “Jardim das Rosas” e os formandos do 9º Ano do Ensino Fundamental, convidam você e sua família para participarem da solenidade de formatura. A presença de vocês será motivo de alegria e satisfação para todos nós.
Dia 20 de dezembro de 2012, às 19 horas.
Local: Teatro Municipal de Ibirité
Endereço: Rua Silveira, nº 47, Centro – Ibirité
A Deus, que é a razão da nossa existência.
Aos pais, sinais inegáveis de Deus nas nossas vidas.
Aos professores, que dedicaram seu tempo e sua experiência para que a nossa formação fosse também um aprendizado de vida, o nosso respeito, o nosso carinho e a nossa gratidão.
Aos funcionários, que seguiram os nossos passos de perto, nosso sincero reconhecimento.
Aos colegas, “Foram tantos anos de convivência! Momentos bons e maus, sorrisos e lágrimas, dividindo juntos uma fase tão especial de nossas vidas. Hoje, no momento de separação, temos em nossos corações a saudade e a esperança do reencontro."
Homenagem aos nossos queridos alunos
de 2012.
Ana Carolina Felix Silva
Bruno Alves Martins
Carla Brenda dos Santos
Fabiana Adriele da Silva Santos
Filemon Souza dos Reis
Gleidson da Silva Pereira
Graziele Estefany Ferreira Silva
Igor Pereira de Amorim
Isabela Giulia Lopes Soares
Jesiele Pereira dos Santos
Marcos Henrique Soares de Souza
Natássia Hellen Souza Silva
Nathália Magalhães Barbosa
Nathan Carlos da Silva Oliveira
Nilson Duarte Neto
Paola Nunes Pereira
Richard Jonathan Duarte Silva
Tainá da Silva Santos
Tayane Gabriele da Silva Messias
Tiago Juliano dos Santos
Yago Neves Costa Santos
Ana Luíza Venâncio de Carvalho
David Nunes Pereira
Douglas Pereira Campos
Gabriel Souza dos Reis
Gabriela Ferreira Dutra
Haylander Patrick Gonçalves Siqueira
Israel da Silva Santos
Lenardo Leão Soares de Oliveira
Marcos Vinicius Barros Maciel
Marcelo José da Silva Paiva
Mariana Fernandes Machado
Matheus Mainarte de Assis
Natália Assis dos Anjos
Núbya Caroline Gonçalves de Freitas
Pietra Latóia Soares Pereira
Raquel Santos Castelo Branco
Richard dos Santos Duarte
Tamires Rayene dias Silva
Vanessa Daniela Juliana dos Santos
Caroline Soares Cardoso
Cleyton Rocha dias
Darlan Patrick da Silva
Gabriel Márcio de Jesus Oliveira
Guilherme Souza Mainarte da Silva
Gustavo Gomes Rodrigues
Hudson Davidson da Silva
Ingrid Luiza Martins de Oliveira
Júlia Costa Duarte
Letícia Luiza Marques de Assis
Marlon Brando de Souza Firmino
Miriã Lopes dos Santos
Natália Lana dos Santos
Paulo Henrique Rodrigues Bispo
Stefane Alves Silva
Thalita Karen Neves de Almeida
Thamires Lorrainy Oliveira Belarmino
Tiago Lopes dos Santos
Yuri Igor Pereira Simões
Willian Machado da Silva
Bruna Camilo de Souza
Bruno Ferreira da Silva
Eduardo Miguel Soares de Oliveira
Elisângela Carlos dos Santos
Gabriel Alves Martir da Silva
Gabriel Rodrigues da Silva
Igor Silva Braga
Jefferson Antonio da Silva Alves
Joyce Roberta Ferreira dos Santos
Lorrana Franciele Pereira dos Santos
Lucas Fernando Pacheco
Natália Cristina Pereira
Otavio Neto Lopes da Silva
Paloma Rocha Pereira
Rayane Franciele Queiroz de Araújo
Vanessa Aparecida Ferreira
Wellington Martins Machado
Equipe Diretiva E.M.J.R.
Marcos José O. Pinto
Viviany Micheline Michel
Marcilene P. Costa dos Reis
Breno José de Araújo
Paraninfo das turmas
Michele Ferreira da Silva
Funcionário homenageado
Edna Antunes Rocha
Educadores
Antônio Edésio Rodrigues
Douglas de Souza Moreira
Elaine Cristina Monteiro
Fabiano Augusto Buchholz de Barros
Fabrícia Roza de Souza Rodrigues
Gláucia Micheli Cândida da Silva
Juliana Almeida Dutra
Louane de Macedo Morais
Luciana Christina de Sales Caldeira
Maria Gorete de Resende
Marizete Teixeira de Almeida Silva
Michele Ferreira da Silva
Sônia Caciana Barbosa
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
LISTA DE MATERIAL ESCOLAR 2013
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
SUGESTÃO DE LISTA DE
MATERIAL ESCOLAR 2013
ENSINO FUNDAMENTAL II
(SEXTO AO NONO ANO)
· 15 cadernos, universitário, 01
matéria, 96 folhas, espiral, formato 200x275mm;
· 02 canetas azuis;
· 02 canetas pretas;
· 02 lápis, preto no. 02;
· 01 régua;
· 01 tesourinha sem ponta;
· 01 cola de 90 gramas;
· 01 pasta catálogo;
· 01 caixa de lápis de cor;
· 02 borrachas;
· 06 canetinhas;
· 02 apontadores;
· 01 caderno brochura costurado, ¼, 96
folhas, capa dura, formato 140x205mm.
Observação: A escola não recomenda a utilização de
cadernos de dez matérias e muito menos o fichário. É uma estratégia pedagógica para propiciar a aprendizagem do aluno e
sua conseqüente aprovação ao final do ano.
A direção.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Aprovar ou reprovar? Eis a questão... "espinhosa"
Claudio
de Moura Castro
Aprovar quem
não aprendeu?
"O medo da repetência leva o aluno de classe
média a estudar, para evitar os castigos. Nas famílias mais modestas não há
medo nem pressão para que os filhos estudem"Aprovar quem
não aprendeu?
Para chamar
atenção sobre pesquisas irrelevantes, um bando de gaiatos de Harvard criou o
prêmio Ignobel (um brasileiro já foi agraciado, por estudar o impacto dos tatus
na arqueologia). De fato, esse é um problema clássico da academia. Como às
vezes aparecem descobertas de valor na enxurrada de idéias que parecem bobas,
todos se acham no direito de defender as suas. Diante disso, é reconfortante
encontrar pesquisas colimando assuntos palpitantes e com resultados precisos e
definitivos. Esse é o caso da tese de Luciana Luz, orientada pelo professor
Rios Neto (UFMG), que examinou um problema fundamental: no fim do ano, o que
fazer com um aluno que não aprendeu o suficiente? Dar bomba, para que repita o
ano? Ou deixá-lo passar? O uso de dados longitudinais permitiu grande precisão
na análise. A autora tratou os números com cuidado e sofisticação estatística.
O cuidado aumenta a confiança nos resultados. Mas a sofisticação impossibilita
que se faça aqui uma explicação acessível da análise estatística.
Contudo, a
interpretação das conclusões é clara. A tese permite comparar um aluno que
repetiu o ano por não saber a matéria com outro que foi aprovado em condições
similares. Os números mostram com meridiana precisão: um ano depois, os
repetentes aprenderam menos do que alunos aprovados sem saber o bastante. Tudo
o que se diga sobre o assunto não pode ignorar o significado desses dados, que,
aliás, corroboram o que foi encontrado pelo professor Naércio Menezes e por
pesquisadores de outros países.
Ao que
parece, para os repetentes, é a mesma chatice do ano anterior, somada à
frustração e à auto-estima chamuscada. Andemos mais além da tese. Não
reprovando, a nação economiza recursos, pois, com a repetência, o estado paga a
conta duas vezes. E, como sabemos por meio de muitos estudos, os repetentes
correm muito mais risco de uma evasão futura. Logo, ganha-se de três lados.
Como a "pedagogia da reprovação" não funciona, a "promoção
automática" é um mal menor.
|
Ilustração
Atômica Studio
![]() |
A história não acaba aqui. A angústia de decidir se devemos aprovar quem não sabe torna-se assunto secundário, diante da constatação de que o aluno não aprendeu. Esse é o drama mais brutal do ensino brasileiro. Por isso, a discussão está fora de foco. Precisamos fazer com que os alunos aprendam. De resto, não faltam idéias nos países onde a educação dá certo. Por exemplo, na Finlândia – e mesmo no Uruguai – há professores cuja tarefa é dar uma atenção especial aos mais fracos. Por que se digladiam todos contra a "promoção automática", quando a verdadeira chaga é o fraco aprendizado? De fato, há uma razão. Grosso modo, três quartos da população brasileira é definida como de "classe baixa". Dada essa enorme participação, o que é verdade para seus membros é verdade para o Brasil como um todo. Mas há os 20% de classe média e alta. Para esses pimpolhos, a situação é diferente. Famílias de classe baixa são fatalistas, assistem passivamente à reprovação dos seus filhos. Se não aprenderam a lição, é porque "sua cabeça não dá". Já na classe média a regra é outra. Levou bomba? Antes zunia a vara de marmelo, depois veio o confisco da bola, da bicicleta ou do iPhone. Santo remédio!
Reina a
"pedagogia do medo da repetência". Essa é a arma dos pais para que o
filho se mantenha por longo tempo colado à cadeira e com os olhos no livro. Cá
entre nós, eu estudava por medo da bomba. É também a ameaça da bomba que
permite aos professores forçar os alunos a estudar. Sem ela, sentem-se
impotentes. Portanto, estamos diante de um dilema. O medo da repetência leva a
minoria de classe média a estudar, para evitar os castigos. Pode não ser a
pedagogia ideal, mas ruim não é. Já nas famílias mais modestas não há medo nem
pressão para que os filhos estudem. O que há são as bombas caindo do céu e
criando repetência abundante e disfuncional. Pouquíssimos países no mundo têm
níveis tão altos de repetência como o nosso. Ao contrário de outros dilemas,
esse tem solução clara, ainda que difícil. Basta melhorar a qualidade da educação
para todos.
Claudio de Moura Castro
é economista
claudio&moura&castro@cmcastro.com.br
claudio&moura&castro@cmcastro.com.br
domingo, 18 de novembro de 2012
Inscrição de chapas para diretor de escola - Prefeitura Municipal de Ibirité - MG
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
Circular 02/12 Ibirité, 15 de novembro de 2012.
A fim de reforçar e complementar as informações repassadas na Circular 01, 12 de novembro de 2012, a Comissão Organizadora da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas, faz saber :
Para a inscrição das chapas será necessário que os pré-candidatos aos Cargos de Diretor II e Vice-diretor, apresentem a seguinte documentação (cópia e original) no dia 21 de novembro :
- Plano de Ação em conformidade com os requisitos dos incisos I,II e III do Art. 6º do Decreto 3120, 29 de outubro de 2012;
- Comprovante de habilitação escolar e certidão de tempo de serviço, em conformidade com o Inciso I do Art. 7º Decreto 3120, de outubro de 2012;
- Certidão negativa de SPC e Serasa;
- Folha de Antecedentes Criminais ( Polícia Civil);
- Folha de Antecedentes Criminais (Fórum) e
- Certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos aos Tributos e à Dívida Ativa da União (Receita Federal). Disponível no site:www.receita.fazenda.gov.br
Informamos ainda que esta documentação deverá ser entregue na escola à Comissão Organizadora e também à Comissão Organizadora Central na Prefeitura no dia 21/11/12, no horário de 8h às 17 h.
Obs.: Solicitamos a todos que receberam este e-mail, que o encaminhe para os demais funcionários da escola, cujo o endereço não apareça dentre os enviados.
Contamos com a colaboração de todos.
Atenciosamente,
A Comissão Organizadora.
terça-feira, 6 de novembro de 2012
sexta-feira, 19 de outubro de 2012
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Razões para “não deixar o Corpo Cidadão morrer.”
Razões para “não deixar o Corpo Cidadão morrer.”
1ª Você é imprescindível!
“Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
Ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
E o lance a outro; de um outro galo
Que apanhe o grito que um galo antes
E o lance a outro; e de outros galos
Que com muitos outros galos se cruzem
Os fios de sol de seus gritos de galo,
Para que a manhã, desde uma teia tênue,
Se vá tecendo, entre todos os galos.
2
E se encorpando em tela, entre todos,
Se erguendo tenda, onde entrem todos,
Se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
Que, tecido, se eleva por si: luz balão.”
(Melo Neto, João Cabral de. A educação pela pedra e outros poemas/João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
2ª Quem é o Corpo Cidadão?
Fundada pelo Grupo Corpo Companhia de Dança, o Corpo Cidadão promove oportunidades educativas e de desenvolvimento integral a crianças e jovens, através da arte-educação.
Por acreditar no poder transformador da arte e da educação, em 1998 o
Grupo Corpo Companhia de Dança criou o Projeto Sambalelê /Corpo Cidadão.
A entidade, que tem como compromisso “fazer valer os direitos de crianças e
jovens” promove oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da
arte-educação.
Grupo Corpo Companhia de Dança criou o Projeto Sambalelê /Corpo Cidadão.
A entidade, que tem como compromisso “fazer valer os direitos de crianças e
jovens” promove oportunidades educativas e de desenvolvimento por meio da
arte-educação.
Centenas de participantes são beneficiados com oficinas de dança, capoeira,
música, percussão, artes visuais e, também, um programa de capacitação.
Assim, o Corpo Cidadão contribui para a formação de cidadãos criativos,
competentes, solidários e com autonomia para reescrever a própria história.
música, percussão, artes visuais e, também, um programa de capacitação.
Assim, o Corpo Cidadão contribui para a formação de cidadãos criativos,
competentes, solidários e com autonomia para reescrever a própria história.
Missão:
Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades humanas, de
crianças e jovens, por meio da experiência da arte e da cultura, valorizando o
diálogo e o intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.
crianças e jovens, por meio da experiência da arte e da cultura, valorizando o
diálogo e o intercâmbio de saberes, deveres e sonhos.
Valores:
CRIATIVIDADE
Criar algo inusitado ou possibilitar novos sentidos e significados;
Criar algo inusitado ou possibilitar novos sentidos e significados;
TRANSPARÊNCIA
Comunicar de forma clara e honesta;
Comunicar de forma clara e honesta;
RESPEITO
Relacionar de maneira amorosa com as pessoas e no trato com o planeta;
Relacionar de maneira amorosa com as pessoas e no trato com o planeta;
COERÊNCIA
Agir de acordo com os propósitos construídos coletivamente.
Agir de acordo com os propósitos construídos coletivamente.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Possibilitar a contribuição dos envolvidos;
Possibilitar a contribuição dos envolvidos;
EXCELÊNCIA
Dar, buscar e trocar o melhor de si com e para o outro;
Dar, buscar e trocar o melhor de si com e para o outro;
ARTE
Utilizar a arte como instrumento de transformação social;
Utilizar a arte como instrumento de transformação social;
PERTENCIMENTO
Sentir-se fazendo
Sentir-se fazendo
Atividades
ATIVIDADES EM ARTE-EDUCAÇÃO
As oficinas são oferecidas diariamente, em horários complementares ao da
escola, nas diferentes unidades de atendimento.
escola, nas diferentes unidades de atendimento.
Dança
Artes Visuais
Música
Capoeira Angola
Artes Visuais
Música
Capoeira Angola
CAPACITAÇÃO PARA JOVENS
Com aulas diárias ou por módulos, cursos e espaços para experimentação,
os jovens têm a oportunidade de desenvolver seus talentos, ampliarem suas
perspectivas e se capacitarem para o trabalho.
os jovens têm a oportunidade de desenvolver seus talentos, ampliarem suas
perspectivas e se capacitarem para o trabalho.
Iluminação Cênica e Montagem de Palco
Figurino, Moda e Estamparia
Formação de Monitores e Jovens Educadores.
Grupos experimentais de dança e música.
Figurino, Moda e Estamparia
Formação de Monitores e Jovens Educadores.
Grupos experimentais de dança e música.
As crianças e jovens também têm acesso a uma ampla programação cultural externa, que
envolve visitas a teatros, galerias, participação em eventos e manifestações culturais.
envolve visitas a teatros, galerias, participação em eventos e manifestações culturais.
ESPETÁCULOS
Anualmente é criado um espetáculo a partir de um tema que seja relevante para o
desenvolvimento dos jovens, e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Os participantes atuam em todas as etapas da montagem: coreografias, trilha sonora, cenário, figurinos, adereços e tudo mais. O espetáculo, assim como uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes visuais, percorre teatros, escolas e centro culturais de Belo Horizonte e outros estados.
desenvolvimento dos jovens, e que aborda transversalmente as atividades desenvolvidas ao longo do ano. Os participantes atuam em todas as etapas da montagem: coreografias, trilha sonora, cenário, figurinos, adereços e tudo mais. O espetáculo, assim como uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas de artes visuais, percorre teatros, escolas e centro culturais de Belo Horizonte e outros estados.
O Corpo Cidadão prima pela qualidade e estética oferecendo um espetáculo que se configura como uma rica oportunidade educativa e artística cultural, contribuindo para a formação de novas platéias.
Equipe
Dezenas de profissionais, de diversas áreas, integram a equipe:
Músicos, capoeiristas, cozinheiros, bailarinos, artistas plásticos, secretárias, psicólogos, pedagogos, cenógrafos, administradores, porteiros, produtores, diretores artísticos, monitores, coreógrafos, estilistas, auxiliares de serviços gerais e voluntários.
Realizações
2011 – Oriki
2010 – Nós
2008 – Consumidor Loko
2007 – Linguagens
2006 – Corpo Para que Serve
2005 – Identidades
2004 – Comida de Comer
2003 – Planeta Lixo
2002 – Nossa Língua
2010 – Nós
2008 – Consumidor Loko
2007 – Linguagens
2006 – Corpo Para que Serve
2005 – Identidades
2004 – Comida de Comer
2003 – Planeta Lixo
2002 – Nossa Língua
Informações retiradas do site:
3ª Quem são os beneficiários do Corpo Cidadão?
240 Jovens do Município de Ibirité- MG
Informações retiradas do site:
4ª Como é o município de Ibirité - MG?
A Região Metropolitana de Belo Horizonte engloba 34 municípios. Alguns se localizam a grande distância da cidade de Belo Horizonte, apresentando pouca integração territorial.
De acordo com o IBGE, do total de famílias que têm renda de até meio salário mínimo, 13% residem em Belo Horizonte e 33,1% nas cidades de menor integração. As áreas onde prevalecem os maiores percentuais de famílias abaixo da linha da pobreza têm elevada presença de jovens, negros e população de baixa escolaridade.
De acordo com o IBGE, do total de famílias que têm renda de até meio salário mínimo, 13% residem em Belo Horizonte e 33,1% nas cidades de menor integração. As áreas onde prevalecem os maiores percentuais de famílias abaixo da linha da pobreza têm elevada presença de jovens, negros e população de baixa escolaridade.
A capital metropolitana apresentou em 2000 uma taxa de 100% de urbanização, condição urbana, que, em geral, é comum a todos os demais municípios da Região. Existe diariamente grande circulação de pessoas entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Da população com mais de 15 anos, 18% precisa viajar entre uma cidade e outra para estudar ou trabalhar. O destino de 66,1% desses indivíduos é a cidade de Belo Horizonte.
Em relação aos homicídios de adolescentes e jovens, algumas cidades da Região Metropolitana mostraram índices elevados. Betim, Ibirité e Contagem apresentaram IHA maior que cinco e Ribeirão das Neves, Santa Luzia e a capital Belo Horizonte, índices entre 3 e 5. Belo Horizonte é hoje a cidade que ocupa a 6° posição no ranking das capitais de estados brasileiros com maiores números de vítimas adolescentes e jovens em dinâmicas da violência letal, com o IHA de 4.
Municípios de Residência (Selecione):
Belo Horizonte
Betim
Contagem
Ibirité
| ||||
População total 2006
|
IDH 2000
|
IHA 2006
|
População de 12 a 18 anos
|
Mortes esperadas 12 a 18 anos
|
173618
|
0,729
|
5,242
|
25456,242
|
133,436
|
Ribeirão das Neves
Sabará
Santa Luzia
Informações retiradas do site:
5ª Qual é a situação do Corpo Cidadão atual?
Atividades paralisadas em Ibirité – Minas Gerais.
6ª Qual é o objetivo da campanha
“Não deixe o Corpo Cidadão morrer.”?
Chamar a atenção das pessoas para situação dramática em que vivem os jovens de Ibirité- MG que estão sujeitos à violência e sem perspectiva de futuro.
Ajudar, no que puder o grupo Corpo Cidadão que é uma das poucas instituições que existem no município que atuam junto a essa clientela tão necessitada.
7ª O que fazer para
“não deixar o Corpo Cidadão morrer?”
Simples:
Curta a página;
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· Compartilhe, curta e comente as fotos, imagens, tudo o que seus amigos postarem referente ao “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
· Comente e compartilhe “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
· Use apenas a frase: “não deixe o Corpo Cidadão morrer.”
· Vamos criar um assunto em que todos vão querer saber do que se trata, assim o termo “não deixe o Corpo Cidadão morrer.” Entrará na lista dos “tops” do momento e mais gente se interessará pelo assunto.
· Dessa forma estaremos dando respaldo ao grupo Corpo Cidadão para angariar patrocínio junto às empresas e/ou mesmo recuperar o patrocínio da Petrobrás.
· “Não deixe o Corpo Cidadão morrer.” O desafio é a nossa energia.
domingo, 7 de outubro de 2012
Boletim Escolar do Terceiro Bimestre
27 de outubro de 2012
Nesse dia será a entrega do Boletim Escolar do Terceiro Bimestre!
Os responsáveis devem comparecer à escola para saber a real situação do aluno.
Será que ele (ela) corre o risco de ser reprovado ou
Está próximo de ser
APROVADO!!!
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
METODOLOGIA DE ENSINO
NA REUNIÃO DE 29 DE SETEMBRO DE 2012, ESSE TEXTO FOI DISCUTIDO NO CONSELHO DE CLASSE DA ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS, COM A PRESENÇA DO DIRETOR DA ESCOLA, SUPERVISORA PEDAGÓGICA, ORIENTADOR EDUCACIONAL, SECRETÁRIA E PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
O TEXTO ENTRARÁ EM VIGOR EM FEVEREIRO DE 2013 CONFORME A ANUÊNCIA DE TODOS OS PRESENTES.
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO
ORIENTADOR EDUCACIONAL
IBIRITÉ, 01 DE OUTUBRO DE 2012.
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
JOGOS ESCOLARES JARDIM DAS ROSAS
JJR
– Jogos de Integração Jardim das Rosas
É um projeto de ensino que tem
por objetivo construir conceitos e reforçar valores que contribuam para uma
formação humana, social e ética, através da compreensão das práticas corporais
e da competição como possibilidades de construção de relações saudáveis entre
os sujeitos. Nesse sentido, os Jogos de Integração estão baseados nos
princípios da inclusão – que prevê a possibilidade da participação de todos os alunos,
independente de suas diferenças –, da cooperação – que busca o auxílio entre
todos os participantes – e da solidariedade – relacionada ao cuidado com o
outro.
1 – OBJETIVOS:
1.1 - Promover momentos de
reflexão e ação em prol da paz na cultura esportiva escolar.
1.2 - Proporcionar a todos os
participantes a aprendizagem desportiva técnica e tática e a prática de
atividades físicas.
1.3 - Propiciar momentos de
alegria e descontração.
2 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
De 01/10/2012 a 05/10/2012.
3 – ABERTURA:
Dia 01/10/2012, às 07h.
4 – DAS INSCRIÇÕES:
Deverão ser entregues pelos
representantes esportivos até o dia 28/09/12.
5 – DOS REPRESENTANTES DE EQUIPE:
5.1 – Os representantes de equipe
serão escolhidos por cada turma.
5.2 – Compete aos representantes:
5.2.1 – organizar a equipe por
modalidade;
5.2.2 – inscrever a equipe por
modalidade;
5.2.3 – participar das reuniões
convocadas pela Comissão Organizadora;
5.2.4 – mediar a relação entre a
Comissão Organizadora e sua equipe, divulgando o regulamento, a tabela,
esclarecendo dúvidas etc.
6 – DAS CORES DAS EQUIPES:
Cada equipe deverá providenciar
um uniforme e informar a cor para a coordenação dos jogos, não podendo haver
cores repetidas. Terá preferência de cor a equipe que primeiro escolher e
comunicar à comissão.
7 – DA ENTREGA DE MEDALHAS:
7.1 – Serão premiados com
medalhas os primeiros lugares.
7.2 – Durante os jogos, todos os
alunos serão observados e avaliados quanto aos princípios que baseiam o evento:
cooperação, solidariedade, integração, respeito e participação. Serão eleitos o jogador e a jogadora FAIR
PLAY. Essa escolha será feita pelos professores. Após cada turma ter escolhido
o aluno e a aluna FAIR PLAY, os professores de Educação Física e os padrinhos
escolherão os vencedores, que serão premiados com uma medalha.
8 – DA CONTAGEM DE PONTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO GERAL:
8.1 – Será considerado VENCEDOR
GERAL a equipe que, no total geral, obtiver o maior número de pontos. Na
contagem do placar geral será considerada a vitória final das modalidades, após
o final do campeonato.
8.2 – PARA TODAS AS CATEGORIAS,
os jogos terão a seguinte pontuação:
Jogos individuais Jogos
coletivos
Vitória 03 pontos 03 pontos
Empate 02
pontos
Derrota 01 ponto 01 ponto
8.3 – A equipe ou o jogador (em
caso de jogo individual) que não comparecer ao local no horário determinado
perderá por W x O e ainda perderá 1 ponto no placar geral em modalidades
individuais e 2 pontos nas modalidades coletivas.
9 – DA PONTUAÇÃO PARA OS JOGOS DE SALÃO:
9.1 – Todas as modalidades de
jogos de salão são consideradas individuais.
9.2 – Em caso de empate em alguma
das modalidades, será dado 01 ponto para cada equipe.
10 – DA FORMA DE DISPUTA:
10.1 – As turmas dos 8os anos
formarão uma só equipe devido ao número de alunos e principalmente devido a
superioridade do número de meninas em relação aos meninos.
10.2 – As turmas dos 9os e o 8º
ano disputarão entre si as seguintes modalidades: queimada mista, futsal misto,
mini basquete misto, Monopoly misto e Perfil misto.
10.3 – As turmas dos 7os e 6os anos disputarão entre si as seguintes modalidades: queimada
feminina, futsal masculino, quebra-cabeça misto, cabo de guerra misto e perfil
misto.
11 – DOS PADRINHOS:
11.1 - Cada equipe deverá
escolher um (a) professor (a) como padrinho/madrinha da turma.
11.2 - Compete aos padrinhos:
11.2.1 – promover a integração da
equipe e a realização dos objetivos e princípios do JJR;
11.2.2 – zelar pelo bom andamento
dos jogos em questões referentes à disciplina e ao respeito mútuo;
11.2.3 – ser porta-voz da equipe
perante a Comissão Organizadora.
11.2.4 – escolher o nome da
equipe junto com os alunos e transmiti-lo à Comissão Organizadora.
12 - DAS MODALIDADES ESPORTIVAS DO JJR E NÚMERO DE ALUNOS E ALUNAS
INSCRITOS
12.1 – Quantidade de alunos
inscritos por modalidade:
|
6os
e 7os anos
|
|
8os
e 9os anos
|
|
|
Modalidade
|
Alunos
|
Modalidade
|
Alunos
|
|
Queimada F
|
10 F
|
Queimada Mista
|
10(no máximo 3 M)
|
|
Futsal M
|
8
|
Futsal Misto
|
8
|
|
Cabo de Guerra Misto
|
10
|
Mini basquete Misto
|
5 M ou F
|
|
Perfil
|
2 M ou F
|
Perfil
|
2 M ou F
|
|
Quebra-cabeças
|
2 M ou F
|
Monopoly
|
2 M ou F
|
M – Meninos (masculino)
F – Meninas (feminino)
12.2 – Em caso de ausência de um
ou mais jogadores, a equipe não poderá inscrever outros alunos na hora do jogo.
Para iniciar a partida será necessária a presença de um número mínimo de
jogadores de acordo com a lista abaixo:
Futsal: 05 jogadores (depois do início joga-se até com três)
Queimada: 08 jogadores (nesse caso, a equipe não terá direito a “vida”
extra)
Mini basquete: 03 jogadores
Cabo de guerra: 08 jogadores
Perfil: 01 jogador
Quebra cabeças: 01 jogador
Monopoly: 01 jogador
12.3 – Serão permitidas substituições
de acordo com o regulamento específico de cada modalidade.
13 – DO REGULAMENTO POR MODALIDADE ESPORTIVA:
13.1 - FUTSAL:
As regras se basearão no
regulamento oficial, de acordo com a CBFS:
13.1.1 – A partida terá a duração
de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos, com 02 minutos de intervalo.
Todos os alunos inscritos presentes deverão
jogar.
13.1.2 - Toda falta ocorrida
durante a partida será cobrada na marca de 10 metros (tiro livre direto sem barreira),
exceto as faltas ocorridas dentro da área do goleiro no campo de ataque
(pênalti).
13.1.3 – As equipes deverão
inscrever 8 alunos/alunas.
13.1.4 – Em todas as categorias
os jogos poderão terminar empatados.
13.1.5 – O aluno que receber
cartão amarelo estará suspenso do jogo seguinte, ou seja, não poderá jogar o
próximo jogo de futsal.
13.1.6 – O aluno ou aluna que
receber cartão vermelho estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de futsal.
13.2 – MINI BASQUETE:
As regras se basearão no
regulamento oficial, de acordo com a CBB:
13.2.1 – A duração da partida
será de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos, com intervalo de 02
minutos intervalo. O jogo acontecerá em meia quadra. A equipe que pegar o
rebote da bola arremessada pelo adversário, deverá sair do garrafão para
arremessar.
13.2.2 – Cada equipe deverá
inscrever, no máximo, 05 alunos, sendo dois reservas.
13.2.3 – O jogo poderá ser misto,
e as substituições poderão acontecer normalmente. Todos os jogadores inscritos presentes deverão jogar.
13.2.4 – Em todas as categorias a
partida poderá terminar empatada.
13.2.5 – O aluno ou aluna for
expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de mini basquete.
13.3 - QUEIMADA:
13.3.1 – As equipes do 6º ano e
7º ano deverão inscrever 10 alunas (meninas). As equipes do 8º e 9º ano deverão
inscrever 10 alunos, sendo a maioria meninas e podendo inscrever no máximo 3
meninos.
13.3.2 – As regras se basearão na
“queimada quente” praticada durante as aulas de educação física. O jogo será
realizado considerando as linhas da quadra de vôlei, e o cruza será atrás da
linha do fundo da mesma quadra.
13.3.3 – Nenhuma parte do corpo é
“fria". Não é permitido sair do campo de jogo.
13.3.4 – Não é permitido vender
bola, nem fazer meia-lua. Se a bola sair da quadra do jogo, poderá ser pega por
qualquer jogador, que só poderá jogá-la quando voltar ao campo de jogo.
13.3.5 – Não é permitido
substituir o colega quando este for “queimado”.
13.3.6 – Quem é “queimado” poderá
voltar ( sair do cruza) se queimar um adversário e se tiver algum colega do seu
time no cruza nesse momento, de modo que o cruza não poderá ficar vazio. A 1ª
bola do cruza queima.
13.3.7 – A partida terá duração
de 20 minutos e poderá terminar empatada.
13.3.8 – O aluno ou aluna for
expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de queimada.
13.4 – QUEBRA-CABEÇA:
13.4.1 – Cada equipe deverá
inscrever 02 alunos, meninas ou meninos.
13.4.2 – Será vencedora a equipe
que mostrar o quebra-cabeça montado no menor tempo.
13.4.3 – O quebra-cabeça será
igual para todas as equipes e será conhecido na hora da competição.
13.4.4 – Só poderão permanecer no
local (sala) os alunos inscritos para a prova.
13.4.5 – As equipes montarão o
quebra-cabeça ao mesmo tempo sendo computados 03 pontos para o vencedor e 01
ponto para as outras equipes.
13.5 – PERFIL:
13.5.1 – As regras serão as do
manual do jogo, podendo ser adaptadas pelo responsável.
13.5.2 – O jogo será disputado
pelas equipes de 6º e 7º separadamente. As equipes do 8º e 9º anos disputarão
entre si. Cada equipe deverá inscrever dois jogadores ou duas jogadoras, um
titular e outro reserva.
13.5.3 – Ao final do jogo,
realiza-se a classificação (1º ao 5º lugar), e os pontos para o placar geral
serão: 05 para o 1º lugar, 04 para o 2º lugar, 03 para o 3º lugar, 02 para o 4º
lugar e 01 para o 5º lugar.
13.6 – CABO DE GUERRA:
13.6.1 – Cada equipe deverá
inscrever 10 alunos ou 10 alunas.
13.6.2 – A equipe terá que vencer
uma vez para ser ganhadora de cada disputa.
13.6.3 - O aluno ou aluna for
expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de cabo de guerra.
13.7 – MONOPOLY:
13.7.1
– As regras serão as do manual do jogo, podendo ser adaptadas pelo árbitro.
13.7.2
– As equipes do 8º e 9º ano deverão inscrever 02 jogadores, meninos ou meninas,
um titular e um reserva.
13.7.3 – Ao final do jogo, realiza-se a classificação (1º ao 5º
lugar), sem separação de equipes masculinas e femininas, e os pontos para o
placar geral serão: 04 para o 1º lugar, 03 para o 2º lugar e 01 para o 3º
lugar.
14 - DISPOSIÇÕES GERAIS:
14.1 – Toda equipe deverá
comparecer aos jogos uniformizada e com a sua respectiva cor (short, camisa ,
meia e tênis). Obs.: Por motivo de segurança, NÃO será permitido o uso de short
jeans, sapatos, sandálias, anéis, brincos etc. O aluno que estiver com algum
utensílio impróprio para a prática de atividade física será impedido de
participar dos jogos.
14.2 – O aluno expulso em qualquer partida estará eliminado da
modalidade; uma segunda expulsão acarretará a sua desclassificação do JJR.
14.3 – O aluno expulso por
agressão estará eliminado da modalidade, bem como desclassificado do JJR.
14.4 – Não será permitido, nos
dias de jogos, entrar na escola com bolas, bicicletas, patins, etc.; se isso
ocorrer, o material será guardado pelo DEF.
14.5 – A participação nos jogos
deverá ser proporcional para todos os alunos da equipe:
Nos esportes coletivos, o aluno
só poderá inscrever-se pela 2ª ou 3ª vez depois que todos que desejarem estiverem
participando de 01 ou 02 modalidades.
14.6 – Não será permitido, em
nenhuma modalidade, mudança nas inscrições. Os alunos inscritos serão os mesmos
até o final do evento. Em caso de contusões ou ausência de jogadores, a equipe
não poderá ser completada, pois existem os reservas. Se a equipe estiver
incompleta, mesmo com os reservas, respeitar-se-á a regra específica de cada
esporte ou a equipe perderá por W X O.
14.7 – Não será permitido, na
abertura ou durante o evento, o uso de fogos de artifício, fumaças coloridas ou
similares. Em nenhum dos locais de jogos.
14.8 – Os recursos serão aceitos
até 24 horas após o ocorrido.
14.9 – Os árbitros escalados não
poderão ser recusados pelas equipes.
14.10 – Se ocorrer um segundo W x
O, na mesma modalidade, a equipe perderá mais 03 pontos (06 pontos no total) no
placar geral e não marcará nenhum ponto pela modalidade.
14.11 – Se algum aluno
interromper ou atrapalhar o andamento de algum jogo ou ter atitudes
indisciplinadas durante o evento, poderá ser eliminado dos jogos e sua equipe
poderá ser penalizada.
14.12 – Se uma partida atrasar o
próximo jogo, este se iniciará imediatamente após o término daquela (sem
tolerância).
14.13 – No caso de jogos
coincidirem por responsabilidade da Comissão Organizadora e/ou arbitragem, haverá
tolerância para início de uma das partidas a critério da C. O., podendo uma das
partidas ser remarcada.
14.14 – A Comissão Organizadora,
quando julgar necessário, se reserva o direito de cancelar uma partida e
remarcá-la em outro dia ou horário.
14.15 – Em caso de alguma partida
ser realizada com equipes trocadas (erro de súmula, árbitro etc.), esta ficará
automaticamente cancelada, não tendo valor o seu resultado. Uma nova partida
será marcada.
14.16 – Se alguma equipe
interromper ou atrapalhar o andamento de alguma partida cabe ao árbitro registrar
o fato e encaminhar à C. O., que avaliará o caso, podendo penalizar a equipe.
14.17 – Se for constatada a
presença irregular de algum jogador durante a partida, o resultado será
cancelado, a equipe infratora não marcará pontos e a outra receberá os pontos
da partida.
14.18 – Todos os alunos poderão
vir à escola nos dias dos jogos da sua equipe e também poderão assistir aos
jogos das outras turmas. Para garantia da segurança e tranquilidade de todas,
as turmas deverão estar acompanhadas do professor padrinho ou professora
madrinha.
14.19 – Não será permitido
recortar a camisa e nem o uso de roupas decotadas, curtas ou impróprias para a
prática de atividade física. Se isso ocorrer, o aluno não poderá jogar com a
mesma.
14.20 – Não será permitido o uso
de instrumentos sonoros como: apitos, cornetas, entre outros. Caso isso ocorra,
o material será recolhido.
14.20.1 – Será permitido o uso de
instrumentos percussivos nos ambientes abertos da escola.
14.21 – Não será permitido o uso
de spray para tingir o cabelo, nas imediações da escola. Se isso ocorrer, o
aluno não poderá jogar.
14.22 – O aluno que infringir
quaisquer dos itens: 14.2, 14.3, 14.7, 14.18, 14.19 e 14.20 fica sujeito às punições
relatadas acima, e ainda a uma possível perda de pontos da sua equipe, bem como
a sanções por parte da Supervisão Pedagógica.
14.23 – As torcidas e os
jogadores não poderão provocar e insultar (violência verbal) os participantes e
torcidas de outras equipes em nenhuma situação. Estes casos serão analisados
pela C. O. e julgados a partir de testemunhas, podendo acarretar a perda de
pontos no placar geral para a equipe que tenha cometido a infração.
14.24 – Os casos omissos serão
julgados pela Comissão Organizadora.
Professora: Louane de Macedo Morais
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



