sexta-feira, 17 de julho de 2015

RESULTADO DO SIMAVE - PROEB 2014 QUINTO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RESULTADO DA AVALIAÇÃO PROEB 2014
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO – SIMAVE

ALUNOS DO QUINTO ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

198,1

30,5 %

44,1 %

25,4%

ALUNOS DO QUINTO ANO
MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

193,0

27,1 %

55,9%

16,9%

ANÁLISE:
Como o próprio nome diz, o ideal é que todos os alunos estivessem no nível recomendado. Caso contrário, pelo menos uma grande porcentagem deveria estar. Assim como a taxa de proficiência deveria estar acima de 300 pontos.
Dito de outra forma, três quartos dos alunos não sabem o recomendado em Língua Portuguesa após 5 anos de escolaridade e cinco sextos dos alunos não sabem o recomendado em cinco anos de escolaridade.
O que isso significa na prática? Que a escola enfrenta um grande desafio. Precisa melhorar esses índices para os anos seguintes e  como esses alunos estão frequentando o sexto ano nesse ano de 2015 há uma grande dificuldade para adequar o planejamento às necessidades dos mesmos.
FONTE: http://www.simave.caedufjf.net/simave/
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RESULTADO DA AVALIAÇÃO PROEB 2014
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO – SIMAVE

ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

202,9

53,3 %

43,3 %

3,3 %

ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

224,6

58,8 %

41,2%

0 %

ANÁLISE:
Como o próprio nome diz, o ideal é que todos os alunos estivessem no nível recomendado. Caso contrário, pelo menos uma grande porcentagem deveria estar. Assim como a taxa de proficiência deveria estar acima de 300 pontos.
Dito de outra forma,  os alunos estão concluindo o Ensino Fundamental sem saber o recomendado em Língua Portuguesa e Matemática após 9 anos de escolaridade.

O que isso significa na prática? Que a escola enfrenta um grande desafio. Precisa melhorar esses índices para os anos seguintes e fazer com que seus alunos aprendam efetivamente. Necessita da colaboração de todos: família, comunidade  e sociedade para alcançar esses objetivos.

FONTE: http://www.simave.caedufjf.net/simave/

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O que é Caixa Escolar, Conselho Escolar e Colegiado Escolar?

ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS ROSAS

ASSEMBLÉIA GERAL PARA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DO COLEGIADO E CAIXA ESCOLAR, CONSELHO FISCAL E DELIBERATIVO.


Caixa Escolar

Instituição jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como função básica administrar os recursos financeiros da escola, oriundos da União, estados e municípios, e aqueles arrecadados pelas unidades escolares. Ou seja, são unidades financeiras executoras, na expressão genérica definida pelo Ministério da Educação. Os recursos recolhidos por ela destinam-se à aquisição de bens e serviços necessários à melhoria das condições de funcionamento da escola, incluídos no seu plano de desenvolvimento.
A estrutura da Caixa Escolar é geralmente constituída de um presidente, de um tesoureiro, de um secretário, do conselho fiscal, do conselho deliberativo e seus respectivos suplentes. Recomenda-se que o conselho fiscal seja integrado por membros do colegiado. Ela é composta de três órgãos: assembléia geral, diretoria, conselho fiscal e conselho deliberativo. Este último compõe-se de representantes de pais de alunos e de outras pessoas da comunidade. A Caixa Escolar e o Colegiado Escolar, juntos, se complementam, cabendo ao colegiado aprovar as prioridades propostas pela escola para a alocação de recursos e a prestação de contas de sua aplicação. A caixa viabiliza a aplicação dos recursos, observando os instrumentos legais em vigor e de acordo com as prioridades aprovadas pelo colegiado.
Embora já venha se instituindo historicamente, ancorada nos movimentos sociais desde a década de 70, a Caixa Escolar passou a ter maior importância a partir de meados da década de 90, quando o MEC passou a transferir recursos financeiros diretamente para as unidades escolares, de acordo com o princípio da escola autônoma, estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Outras estruturas de gestão colegiada que podem atuar no lugar ou em conjunto com a Caixa Escolar são: a Associação de Pais e Mestres (APM), o Colegiado Escolar, o Conselho da Escola e o Grêmio Estudantil.
Todos os membros do caixa escolar, conselho fiscal, conselho deliberativo e colegiado são escolhidos democraticamente através do voto popular em assembléia. Esses cargos não são remunerados. O mandato tem duração de 2 anos.
Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Caixa Escolar" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=268, visitado em 17/3/2011.
O que é Conselho, Caixa e Colegiado Escolar?
Conselho Escolar: órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedagógicos.

Caixa Escolar: A caixa escolar é uma instituição jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem como função básica administrar os recursos financeiros da escola, oriundos da União, estados e municípios, e aqueles arrecadados pelas unidades escolares.

Colegiado Escolar: O colegiado escolar é um órgão coletivo, consultivo e fiscalizador, e atua nas questões técnicas, pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade escolar. Como órgão coletivo, adota a gestão participativa e democrática da escola, a tomada de decisão consensual visando à melhoria da qualidade do ensino.
Referência  Marta Maria de A. Parente e Heloísa Lück



terça-feira, 14 de julho de 2015