ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS – REUNIÃO PEDAGÓGICA DE 01/10/2011
TEXTO PARA REFLEXÃO COM OS PROFESSORES
A Didática e as tarefas do professor
O modo de fazer docente determina a linha e a qualidade do ensino, traça-se aqui, pelo autor, os principais objetivos da atuação docente:
a. Assegurar ao aluno domínio duradouro e seguro dos conhecimentos.
b. Criar condições para o desenvolvimento de capacidades e habilidades visando a autonomia na aprendizagem e independência de pensamento dos alunos.
c. Orientar as tarefas do ensino para a formação da personalidade.
Estes três itens se integram entre si, pois a aprendizagem é um processo. Depois, o autor levanta os principais pontos do planejamento escolar:
a. Compressão da relação entre educação escolar e objetivo sócio-políticos.
b. Domínio do conteúdo e sua relação com a vida prática.
c. Capacidade de dividir a matéria em módulos ou unidades.
d. Conhecer as características sócio-culturais e individuais dos alunos.
e. Domínio de métodos de ensino.
f. Conhecimento dos programas oficias.
g. Manter-se bem informado sobre livros e artigos ligados a sua disciplina e fatos relevantes.
Já a direção do ensino e aprendizagem requer outros procedimentos do professor:
a. Conhecimento das funções didáticas
b. Compatibilizar princípios gerais com conteúdos e métodos da disciplina
c. Domínio dos métodos e de recursos tauxiares
d. Habilidade de expressar idéias com clareza
e. Tornar os conteúdos reais
f. Saber formular perguntas e problemas
g. Conhecimento das habilidades reais dos alunos
h. Oferecer métodos que valorizem o trabalho intelectual independente
i. Ter uma linha de conduta de relacionamento com os alunos
j. Estimular o interesse pelo estudo
Para a avaliação os procedimentos são outros por parte do professor:
a. Verificação continua dos objetivos alcançados e do rendimento nas atividades
b. Dominar os meios de avaliação diagnóstica
c. Conhecer os tipos de provas e de avaliação qualitativa
Estes requisitos são necessários para o professor poder exercer sua função docente frente aos alunos e institutos em que trabalha. Por isto, o professor, no ato profissional, deve exercitar o pensamento para descobrir constantemente as relações sociais reais que envolvem sua disciplina e a sua inserção nesta sociedade globalizada, desconfiando do normal e olhando sempre por traz das aparências, seja do livro didático ou mesmo de ações pré-estabelecidas.
Disciplina: Conhecimento e aprendizagem –Aluno: Max Gunther Haetinger .SÍNTESE DO LIVRODIDÁTICA
AUTOR: JOSÉ CARLOS LIBÂNEO
EDITORA: CORTEZ, 1994
Nº DE PAGINAS: 263
Fonte:
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/max/public_html/didatica.htm acessado em 01 de outubro de 2011.
Pesquisa de Breno José de Araújo, orientador educacional.
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