ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL
A proposta dessa ficha é fazer com que o aluno realize uma reflexão sobre o seu processo educacional é uma auto-avaliação mesmo. E ao mesmo tempo, é também uma avaliação do trabalho do orientador educacional e da escola. Essa ficha é um gênero textual e se insere totalmente no contexto escolar.
A orientação educacional tem usado, ao longo dos anos, esse instrumento e fez no decorrer do período alguns ajustes, conforme foi percebendo e avaliando as respostas dos alunos. A fonte do texto vem da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Primeiramente, foi usada a ficha na íntegra, depois foram feitas algumas adaptações. Havia na coluna de respostas três afirmativas (sim, não, às vezes). Mas percebeu-se que se o indivíduo responde às vezes significa que ele não está cumprindo o combinado e observa-se que o texto pode ser resumido em apenas uma palavra: DISCIPLINA.
Uma pessoa disciplinada é uma pessoa que mantêm o ritmo, não existe para ela a frase: “hoje eu esqueci”. Por definição, ser disciplinado significa que não se encontra motivo de reparos na pessoa: ela chega no horário, traz sempre o material necessário e não discute.
Portanto, as respostas são sim ou não, cumpre ou não cumpre, não existe meio termo. Ao marcar um x na coluna “às vezes” é o mesmo que dizer não, não eu não fiz, não eu não faço. Alguns alunos reclamaram da exclusão do “às vezes”.
O segundo ajuste foi em fazer o texto coincidir com outro material instrucional da orientação educacional que é trabalhado com os alunos todo início do ano letivo “Escola: Aventura do Conhecimento” também chamado de “Manual de Estudo”.
O que se pretende com isso? Levar ao aluno a refletir sobre suas atitudes, tirar dele um pensamento infantil de que as coisas se resolvem “por mágica” e de que a culpa está sempre com os outros. São frases que se ouve muito dos adolescentes: “o professor me deu bomba”, “a professora é uma chata”, “não foi eu”, “eu não fiz nada”, “o professor cismou comigo”, “a professora não gosta de mim”, e outras mais do gênero que usam para justificar muitas vezes, o injustificável.
A orientação educacional busca construir nos alunos a autonomia, a faculdade do indivíduo entender as regras e cumpri-las sem necessidade de coerção externa. Isso é muito difícil. São poucos os que adquirem essa qualidade no final do ensino fundamental.
Como os alunos reagem à atividade?
· Primeiro não querem fazer;
· Segundo perguntam para quê?
· Terceiro perguntam: vale nota?
· Quarto respondem que vão marcar tudo sim ou que vão marcar tudo não.
· Entregam...
· Não fazem o texto, é preciso devolver a folha e exigir que escrevam.
· Assustam-se com exigência de escrever 15 linhas, isso é de propósito, é o mínimo necessário para se escrever um texto de qualidade.
· Eles se recusam a escrever tanto, usam de subterfúgios, fazem linhas grandes, fazem quadrados para escrever pouco. Usam letras grandes.
· Quando se encontra alunos dispostos a escrever, eles não entendem a proposta, fazem bilhetes para a orientação, reclamam da escola, dos colegas, enfim, é tudo, menos uma reflexão auto-avaliativa.
Mas, isso tudo não é culpa deles. É culpa da escola. Em toda sua trajetória escolar nunca lhe foi solicitado que refletisse sobre si mesmo, e sobre sua própria aprendizagem.
Não pode se pedir que o aluno leia o próprio texto que escreveu. Ele não fará isso. Você não pode nem ao menos pedir que conclua melhor o texto. Ele se recusará peremptoriamente.
Por tudo isso, os textos das alunas apresentadas a seguir são bons exemplos. O que queremos ressaltar é que elas entenderam a proposta apresentada pela orientação educacional, fizeram um texto auto-avaliativo e refletiram sobre a aprendizagem. Haviam sido reprovadas no ano anterior, receberam apoio de suas famílias, se mostraram mais assertivas à orientação educacional, ou seja, obedeceram mais. Enquanto texto gramaticalmente correto, elas têm muito que aprender o que não tira o mérito delas e isso foi lhes dito, o importante é a reflexão, que foram capazes de fazer e o melhor, no terceiro bimestre já tinha obtido nota suficiente para aprovação nesse ano letivo de 2011.
A ficha de auto-avaliação está sendo publicada porque as alunas citadas autorizaram sua publicação.
Breno José de Araújo – Orientador Educacional
Ibirité, 08 de dezembro de 2011.
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO ATITUDINAL E PROCEDIMENTAL
Aluno (a) __________________________________________________Turma:
ASPECTOS AVALIADOS | RESPOSTAS | |
1. CONVIVÊNCIA SOCIAL | SIM | NÃO |
a) Estou sempre uniformizado (a)? | ||
b) Sei ouvir o professor e não o interrompo quando este está falando? | ||
c) Sei a hora certa de fazer perguntas e a hora certa de me manter em silêncio? | ||
d) Participo e interesso-me das atividades planejadas para a aula? | ||
e) Respeito o meu colega que está trabalhando sem o perturbar? | ||
f) Uso o horário do recreio para brincadeiras saudáveis? | ||
g) Contribuo para uma boa organização da sala de aula, tendo zelo com o material individual e coletivo? | ||
2. PONTUALIDADE E CAPRICHO | SIM | NÃO |
a) Sou assíduo às aulas e justifico as faltas que tenho? | ||
b) Quando retorno às aulas após a falta, procuro colocar a matéria que perdi em dia e converso com o professor para receber dele as atividades impressas? | ||
c) Mantenho meu caderno em dia, ou seja, completo? | ||
d) Procuro escrever de forma legível? | ||
e) Chego à escola às 7 horas em ponto, sem atraso e encaminho-me imediatamente à sala de aula? | ||
f) Encaminho-me imediatamente à minha sala após o recreio? | ||
g) Espero o próximo professor, dentro da sala, nos intervalos das aulas? | ||
h) Entrego os trabalhos, de forma correta, na data marcada? | ||
3. RESPONSABILIDADE: | SIM | NÃO |
a) Faço todas as atividades propostas pelo professor na sala de aula? | ||
b) Estou sempre com o material necessário a cada aula? | ||
c) Faço os Deveres de Casa? | ||
d) Estudo para as provas com antecedência? | ||
e) Cuido do meu material escolar, mantendo-o sempre à vista para se evitar perdas e furtos? | ||
4. PRÁTICA DE LEITURA: (estudo em casa) | SIM | NÃO |
a) Tenho hábito de ler? Gosto da Leitura? | ||
b) Tenho horário de estudo em casa? | ||
5. PRÁTICA DE ESCRITA: | SIM | NÃO |
a) Os textos que produzo são claros e ricos em idéias? | ||
b) O meu vocabulário é rico e bem articulado? | ||
c) Tenho atenção para escrever as palavras corretamente? | ||
d) Procuro reler os textos que escrevo? | ||
e) Ao reler os textos procuro corrigir o que notei que pode melhorar? | ||
6. ORGANIZAÇÃO: | SIM | NÃO |
a) Não esqueço nenhum material necessário para aula? | ||
b) Colo em meu caderno as atividades e provas entregues? | ||
c) Guardo, em casa, os trabalhos devolvidos, em uma pasta adequada? | ||
7- TEXTO (Reflexão individual): Analise suas respostas de forma sincera e verdadeira e redija um texto explicando para si mesmo que espécie de aluno você é, o que suas respostas indicam? Você é um aluno exemplar ou você precisa melhorar suas atitudes e comportamento? Fale sobre si mesmo, não é para dizer o que as pessoas esperam ouvir, é para dizer a verdade! Suas notas no boletim refletem as suas respostas e comprovam o que fala de si mesmo e como tem agido na escola, é o seu resultado. (mínimo: 15 linhas). | ||




Muito bom seu trabalho Breno. Também sou Orientadora Educacional e estou aqui pesquisando Fichas para montar também, uma escala de atitudes para meus alunos do 6º ao 9º ano. Gostei muito da sua proposta e relato da sua experiência. Parabéns!
ResponderExcluirSou professora de 5º ano e também gostei muito da sua proposta. Aproveitarei sua ficha para trabalhar com meus alunos. Obrigada e parabéns!
ResponderExcluir