Estude, estude muito, leia os livros, faça as atividades dadas em sala. Principalmente, estude para as provas, isso é fundamental!
As Provas Bimestrais acontecerão na semana de 04 a 08 de abril de 2011.
Veja por que é importante estudar para as provas no texto a seguir:
EDUCAÇÃO NA MÍDIA - MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO
15 de março de 2011
APRENDIZADO É MAIOR APÓS APLICAÇÃO DE PROVAS, DIZ PESQUISA
Pesquisa recente feita nos Estados Unidos constata que os alunos que estudam e depois respondem a questões sobre o conteúdo aprendem 50% mais sobre a matéria
CARTOLA - AGÊNCIA DE CONTEÚDO
Especial para o Terra Educação
Enquanto algumas pessoas são mais apegadas a números e contas matemáticas, outras gostam mesmo é de se debruçar sobre livros de história e literatura. Mas há uma coisa que a maioria dos estudantes concorda: a inimizade declarada aos testes e provas. Porém uma pesquisa recente feita nos Estados Unidos constatou que os alunos que estudam e depois respondem a questões sobre o conteúdo aprendem 50% mais sobre a matéria.
Resolver questões é a forma mais eficaz de aprendizado, vencendo o estudo conceitual em livros e esquemas como rascunhos. É o que constatou Jeffrey Karpicke, professor assistente de psicologia da Purdue University, nos EUA, ao fazer uma pesquisa sobre o tema com 200 jovens.
Os estudantes foram divididos em 4 grupos e todos tiveram que ler diversos textos científicos sobre assuntos como sistema digestivo, por exemplo. Depois, cada grupo foi submetido a um tipo de estudo.
O primeiro grupo somente leu os textos por 5 minutos; o segundo, por 20 minutos; o terceiro organizou as informações em um diagrama e relacionou conteúdos; e o último respondeu questões sobre o texto após lê-lo. Após uma semana, os 200 alunos tiveram que resolver um teste sobre os textos, segundo os resultados da pesquisa, aprendeu 50% mais do que os outros.
Para o psicólogo Fernando Elias José, especialista na preparação de candidatos para provas, vestibulares e concursos, a pesquisa somente comprova em números um sistema que ele já usava em meio profissional.
"Eu sempre oriento meus alunos a estudar duas disciplinas por dia e depois realizar exercícios sobre o que foi aprendido, pois o teste ajuda a recuperar o que já foi visto. Então, eu já percebia que com isso os alunos absorviam mais o conteúdo, mas até então esta era uma crença empírica", conta.
Apesar disso, José afirma que os resultados devem ser considerados somente a ponta de um iceberg e não uma verdade absoluta. "Eles testaram somente 200 pessoas, isso é um estudo inicial que deve estimular mais pesquisa e comprovação sobre isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário