terça-feira, 17 de agosto de 2010
Carta aos pais e ou responsável pelos alunos da escola
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS
Reunião de pais 15 de julho de 2010
Senhores,
Parece que é feriado nas segundas e sextas-feiras aqui na escola dado o número elevado de faltas que temos nesses dias. Perguntamos: Como o aluno vai aprender se ele não comparecer à escola? Informamos como conseqüência disso que 40% dos alunos perdeu média no primeiro bimestre. Também só vir não basta para aprender e passar de ano, é preciso que o aluno faça todas as atividades propostas dentro de sala, bem como os deveres de casa, o que não vem ocorrendo com um bom número de alunos.
Muitas famílias justificam a ausência do aluno, isso é muito bom! Porém, quando o aluno vier à escola, precisa comunicar ao professor que faltou e justificou sua ausência para receber dele as atividades perdidas no período; deve copiar a matéria perdida pegando um caderno emprestado com um colega ou com o próprio professor; de posse das atividades e da matéria copiada, deve estudar em casa e tirar suas dúvidas com o professor ou com um colega posteriormente. Seu caderno deve se manter em dia, ou seja, completo.
Recomendamos que o aluno utilize cadernos separados, um por matéria (96 fls. e espiral, capa flexível) que facilita e muito o estudo e o acompanhamento do responsável. Seria interessante que ele iniciasse o terceiro bimestre com cadernos novos, principalmente aquele que perdeu médias no primeiro ou no segundo bimestre ou nos dois consecutivamente.
A família precisa fiscalizar se o aluno procede da maneira indicada e entrar em contato com a escola, imediatamente, caso verifique o contrário, ficando atenta aos seguintes procedimentos:
Não deixar a criança ou o adolescente se atrasar e muito menos faltar às aulas, nem um dia sequer; justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta;
Qualquer dúvida que tiver, entrar em contato imediatamente com a orientação educacional pelo telefone 3533-6368.
Acompanhar em casa regularmente o caderno da criança ou do adolescente, verificando se ele (ela) está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa;
Garantir que a criança ou o adolescente esteja às 7 horas em ponto na escola;
A escola está ciente que os pais e/ou responsáveis trabalham e têm um dia atarefado. Não há muito tempo para acompanhar as atividades escolares do filho ou pupilo. Contudo, ele não pode ficar sem a supervisão do adulto. O que propomos é mantermos uma comunicação estreita, precisamos que as informações fluam com rapidez e veracidade mantendo um contato freqüente. Utilizando de mecanismos simples é possível fazer isso: Há os bilhetes enviados (precisam chegar a casa e retornar assinados dando ciência da informação) e o telefone (precisa ser atual e pode ser celular). Sua presença na escola é muito importante, você precisa vir à escola para acompanhar a freqüência do aluno e seu aproveitamento escolar.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
A direção, docentes e equipe pedagógica.
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Ler e escrever!
Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.
Escola e Democracia
Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:
Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
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