quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Modelo de Relatório para o Conselho Tutelar

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RUA BUGARIM, 380 JARDIM DAS ROSAS      3533-6368
32400-000 IBIRITÉ – MINAS GERAIS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Ao Conselho Tutelar
Rua Maria Amábile, 191.
Nova Esperança
32400-000 Ibirité – Minas Gerais

Senhores,
Considerando:
O artigo 53 da lei 8.069/90 (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE) que diz que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
O artigo 56 da mesma lei: os dirigentes de estabelecimento de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I-                   Maus tratos envolvendo seus alunos;
II-                Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
III-             Elevados níveis de repetência.


Encaminhamos para apreciação o caso do seguinte aluno:




ALUNO (A): XXYY
NASCIMENTO:  - IDADE: 15 ANOS.
FILIAÇÃO:

ENDEREÇO: Jardim das Rosas
TELEFONE:





HISTÓRICO
        


         O(a) aluno(a) é regularmente matriculado(a)  no xxxxxxx ano do Ensino Fundamental. Apresenta um comportamento indisciplinado com desobediências às normas escolares e não realização das atividades propostas pelos professores, registros de ocorrências e solicitação da presença dos pais à escola.
         Não realiza as atividades propostas pelos professores. Atrasa-se à sala de aula. Cabula aula pela escola, sai da sala constantemente. Envolve-se em brigas com colegas, houve reclamações de pais de alunos.
         Já completou 15 anos e ainda está cursando o xxxxxxx  ano do Ensino Fundamental, quando deveria já estar no primeiro ano do Ensino Médio, ou seja, ela tem xxx anos de atraso escolar, devido ao seu comportamento nesse ano, corre o risco de reprovação, mais uma vez.    
          Pedimos que as providências cabíveis de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente sejam adotadas porque o 0(a) aluno (a) está sendo prejudicado (a) intelectualmente devido ao seu comportamento e atitude, não tendo acesso aos seus direitos de aprendizagem.




Ibirité, 03 de dezembro   de 2014.






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Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

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Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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