quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

VOLTA ÀS AULAS




ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS

À Comunidade Escolar (Alunos, pais e/ou responsável, professores e funcionários)

Sejam todos muito bem-vindos de volta às nossas atividades escolares do ano letivo de 2015, que seja de sucesso e de convivência harmoniosa e agradável entre todos. Objetivamos nesse informativo prestar esclarecimento sobre a dinâmica do trabalho escolar e alguns pontos básicos que precisam ser observados:

·         O Ensino Fundamental II é composto por quatro anos de escolaridade (sexto, sétimo, oitavo e nono) é também chamado de anos finais do ensino fundamental;

·         São nove disciplinas curriculares ao longo da semana, com carga horária diferente para cada uma: Língua Portuguesa , Matemática, História, Geografia, Ciências , Inglês, Educação Física, Ensino Religioso e Artes.

·         Os pontos são distribuídos da seguinte maneira: Primeiro e segundo bimestre 20 pontos, terceiro e quarto bimestre 30 pontos, com as respectivas médias 12 e 18, somando-se as médias o aluno alcança 60 pontos para ser aprovado.

·         A escola não recomenda a utilização de cadernos de dez matérias e muito menos o fichário. O caderno adequado é o universitário, 01 matéria, 96 folhas, espiral, formato 200x275mm. É uma estratégica pedagógica para propiciar condições para a aprendizagem do aluno;

·         O orientador educacional dará visto nos cadernos e fará marcas nos mesmos, notando alguma irregularidade emitirá bilhetes ou convocará a presença da família à escola.

·         Um representante da família precisa observar esses cadernos regularmente, nem que seja uma vez por semana. Os sinais feitos pelo orientador facilitarão muito esse trabalho. Fique atento também aos diversos bilhetes enviados pela escola no decorrer do ano, colados no caderno de agenda;

·         Os cadernos precisam, obrigatoriamente, estarem em dia, ou seja, completos, com todas as atividades das aulas e os deveres de casa realizados;

·         A família deve providenciar um horário de estudo diário para que o filho faça os deveres de casa, os trabalhos escolares e estude a matéria dada na escola por cada disciplina curricular, (uma hora por dia é o suficiente);

·         O aluno não pode faltar às aulas, nem se atrasar para a aula, tem de ser assíduo e compromissado. Quando acontecer alguma falta por motivo justo, deve-se apresentar a devida justificativa com o respectivo documento comprobatório à orientação educacional ou a direção da escola. Provas perdidas no dia da falta só serão repetidas pelo professor mediante o aval do orientador educacional;

·         .   Qualquer dúvida entre em contato imediatamente conosco, estamos prontos para atendê-lo, não podendo vir mais rapidamente, ligue (3533-6368). Se tiver acesso à internet pode nos mandar um e-mail (escolabjr@gmail.com). Quer saber mais sobre a proposta pedagógica da escola? Acesse nosso blog: www.escolabjr.blogspot.com.br, também disponibilizamos um perfil no www.facebook.com.

Ibirité,02 de  fevereiro de 2015.
A direção, equipe docente e pedagógica.

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Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

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Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.