segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Reunião de pais para entregar o boletim em 29/10/11 relato:
O que pode ser feito para se evitar a violência e amenizar os problemas? Resposta: Escola e Família precisam ser parceiros. A comunicação precisa ser frequente e consensos precisam ser construídos.
Um problema que Breno relatou é o caso da família não aceitar que o filho faz coisas erradas na escola e quando isso é provado, respondem que "é só o meu filho?" Questionam a escola das atitudes tomadas com os demais alunos sem considerar a real culpa do próprio filho.
Sobre a aprovação, foi questionado anteriormente antes da reunião, o termo "garantia de aprovação" escrito nos bilhetes anteriores. O orientador explicou que "ser aprovado" é OBRIGAÇÃO de todo e qualquer aluno, não existe mágica, existe trabalho, existe disciplina. Um dos problemas é que os alunos não fazem as atividades e para aprender ele precisa fazer uma vez, duas... três... até entender e compreender bem o conteúdo e mais a mais todas as condições são dadas para o aluno aprender.
Breno leu um cartaz onde consta os valores pagos pela família para o aluno estudar: mochila, caderno, roupa que custam caro. Tudo isso tem que culminar num boletim com todas as notas azuis.
Após a fala todos se dirigiram às salas de aulas para receber o boletim, conversar com os professores e saber da real situação dos filhos na escola.
Compareceram 109 responsáveis o que corresponde a 1/3 dos alunos matriculados na escola.
Breno José de Araújo
Orientador Educacional
FORMATURA 2011
FORMATURA 2012
Formatura 2013
Nono ano 2014
Localização
Custa Estudar?
Objetivo do blog
Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
Ler e escrever!
Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.
Escola e Democracia
Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:
Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário