sábado, 19 de maio de 2012

PROEBI - PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Saiu o resultado das avaliações externas do governo estadual de Minas Gerais, o primeiro da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas.

O resultado de 2011 foi:
Proficiência do Nono ano em Matemática: 230,91

O valor mínimo para ser considerado bom é 300,0

Do total de alunos avaliados:

 42,9% encontrava-se no nível BAIXO!
51,6%  encontrava-se no nível INTERMEDIÁRIO!
5,5%    encontrava-se no nível RECOMENDADO!

Na média da proficiência coloca a escola no nível intermediário.

O que isso significa?

Que a aprendizagem dos nossos alunos deixa muito a desejar, há um caminho muito grande para a escola percorrer para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos.

Em Língua Portuguesa o resultado foi:

Proficiência: 227,01

A profiicência adequada para ser considerado bom é de  275,0

Do total dos alunos que fizeram as avaliações

Um quarto deles estava no nível baixo!
Mais da metade estava no nível intermediário!
Um sétimo apenas apresentou um nível bom!

O Projeto Político Pedagógico da escola precisa contemplar essa realidade e propor ações eficazes para despertar nos alunos um interesse para os estudos.

Breno José de Araújo
Orientador Educacional

Ibirité, 19 de maio de 2012.

                                    

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Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

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Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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