terça-feira, 14 de agosto de 2012

Esboço do Projeto Olimpíada do Conhecimento


ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
PROJETO OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – EMBJR 2012 ESBOÇO
OBJETIVOS GERAIS
·         Estimular os alunos pelo gosto aos estudos;
·         Desafiar os alunos a produzir conhecimento com qualidade;
·         Conscientizar os alunos da importância da DISCIPLINA;
·         Melhorar o índice do IDEB (índice de desenvolvimento da educação básica) da escola;
·         Melhorar os resultados das avaliações externas.
OBJETIVO ESPECÍFICO
·         Elevar a taxa de aprovação da escola;
·         Diminuir os conflitos e desobediência às regras escolares;
JUSTIFICATIVA
Resultado da escola: Avaliações internas e externas - 2011
Taxa de aprovação média do 6º. Ao 9º. Ano: 69%
6º. Ano: 67,7%
7º. Ano : 67,7%
8º. Ano : 67,4%
9º. Ano : 71,4%
Prova Brasil
Proficiência em Matemática: 241,50
Proficiência em Língua Portuguesa: 241,26
IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2011: 3,2

Anos Finais do Ensino Fundamental ( 6o. ao 9o. ano):
 meta para o ano de 2013: 3,4   meta para 2015: 3,7







Simave (Sistema Mineiro de Avaliação) - PROEB (Programa de Avaliação da Educação Básica):

O resultado de 2011 foi:
Proficiência do Nono ano em Matemática: 230,91

O valor mínimo para ser considerado bom é 300,0

Do total de alunos avaliados:

 42,9% encontrava-se no nível BAIXO!
51,6%  encontrava-se no nível INTERMEDIÁRIO!
5,5%    encontrava-se no nível RECOMENDADO!

Na média da proficiência coloca a escola no nível intermediário.

O que isso significa?

Que a aprendizagem dos nossos alunos deixa muito a desejar, há um caminho muito grande para a escola percorrer para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos.

Em Língua Portuguesa o resultado foi:

Proficiência: 227,01

A proficiência adequada para ser considerado bom é de  275,0

Do total dos alunos que fizeram as avaliações

Um quarto deles estava no nível baixo!
Mais da metade estava no nível intermediário!
Um sétimo apenas apresentou um nível bom!

O Projeto Político Pedagógico da escola precisa contemplar essa realidade e propor ações eficazes para despertar nos alunos um interesse para os estudos.


                         


De todos esses dados pode se deduzir que há muito que se fazer na Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas. Existe uma faixa estatística aproximada de 40% dos alunos que a escola precisa alcançar para que consigam aprender de fato. Por que esses 40 %?

Porque esses 40% estão constituindo mais ou menos os alunos repetentes, evadidos, fora da faixa etária adequada e cujas famílias não compareceram à escola para acompanhar o rendimento do aluno.

Visto de outra maneira, apenas dois terços dos alunos são aprovados. Um terço está fora ou repete de ano. Ou, de outra forma: de cada três alunos, um é repetente ou parou de estudar.


Para melhorar a situação é necessário o trabalho de todos: Direção da escola, professores, funcionários, família e comunidade. Sozinho, ninguém conseguirá nada!


METODOLOGIA
Será fomentado uma competição sadia entre as turmas envolvendo os seguintes critérios de avaliação:
1-Maior número de alunos com média em todas as matérias;
2-Maior número de alunos com notas acima da média em todas as matérias;
3-Menor número de alunos com ocorrências no Serviço de Orientação Educacional
3.1-Serão registradas como ocorrências: atrasos, brigas com colegas, uso de boné, uso de blusa de alcinha, uso de shorts curtos, uso de uniforme de time, desrespeito ao professor e/ou funcionários, cabular aula, não fazer atividade em sala, não fazer os deveres de casa, deixar pratos jogados no pátio, fazer guerrinha de frutas no recreio, demorar para fazer fila,...
4-Maior número de alunos com cadernos em dia,  atestado pelo SOE;
4.1- VALE APENAS CADERNOS SEPARADOS, cadernos de dez matérias e fichários não contam nos critérios
5-Maior número de alunos freqüentes às aulas;
6-Manutenção do mapeamento das salas;
7- Manutenção da limpeza e organização das salas;

PREMIAÇÃO:
·         Um troféu, a turma o receberá nas mãos do capitão da equipe numa solenidade no pátio com toda a escola reunida, tirará uma foto dela reunida, o troféu ficará num lugar de destaque da escola com a foto da turma e os dizeres: “melhor turma da escola no bimestre”
·         Cada aluno com médias em todas as matérias receberá uma medalha para levar para casa;
·         A turma participará de uma excursão.
·         A turma receberá um lanche especial.
·         ...

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Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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