JJR
– Jogos de Integração Jardim das Rosas
É um projeto de ensino que tem
por objetivo construir conceitos e reforçar valores que contribuam para uma
formação humana, social e ética, através da compreensão das práticas corporais
e da competição como possibilidades de construção de relações saudáveis entre
os sujeitos. Nesse sentido, os Jogos de Integração estão baseados nos
princípios da inclusão – que prevê a possibilidade da participação de todos os alunos,
independente de suas diferenças –, da cooperação – que busca o auxílio entre
todos os participantes – e da solidariedade – relacionada ao cuidado com o
outro.
1 – OBJETIVOS:
1.1 - Promover momentos de
reflexão e ação em prol da paz na cultura esportiva escolar.
1.2 - Proporcionar a todos os
participantes a aprendizagem desportiva técnica e tática e a prática de
atividades físicas.
1.3 - Propiciar momentos de
alegria e descontração.
2 – PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
De 01/10/2012 a 05/10/2012.
3 – ABERTURA:
Dia 01/10/2012, às 07h.
4 – DAS INSCRIÇÕES:
Deverão ser entregues pelos
representantes esportivos até o dia 28/09/12.
5 – DOS REPRESENTANTES DE EQUIPE:
5.1 – Os representantes de equipe
serão escolhidos por cada turma.
5.2 – Compete aos representantes:
5.2.1 – organizar a equipe por
modalidade;
5.2.2 – inscrever a equipe por
modalidade;
5.2.3 – participar das reuniões
convocadas pela Comissão Organizadora;
5.2.4 – mediar a relação entre a
Comissão Organizadora e sua equipe, divulgando o regulamento, a tabela,
esclarecendo dúvidas etc.
6 – DAS CORES DAS EQUIPES:
Cada equipe deverá providenciar
um uniforme e informar a cor para a coordenação dos jogos, não podendo haver
cores repetidas. Terá preferência de cor a equipe que primeiro escolher e
comunicar à comissão.
7 – DA ENTREGA DE MEDALHAS:
7.1 – Serão premiados com
medalhas os primeiros lugares.
7.2 – Durante os jogos, todos os
alunos serão observados e avaliados quanto aos princípios que baseiam o evento:
cooperação, solidariedade, integração, respeito e participação. Serão eleitos o jogador e a jogadora FAIR
PLAY. Essa escolha será feita pelos professores. Após cada turma ter escolhido
o aluno e a aluna FAIR PLAY, os professores de Educação Física e os padrinhos
escolherão os vencedores, que serão premiados com uma medalha.
8 – DA CONTAGEM DE PONTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO GERAL:
8.1 – Será considerado VENCEDOR
GERAL a equipe que, no total geral, obtiver o maior número de pontos. Na
contagem do placar geral será considerada a vitória final das modalidades, após
o final do campeonato.
8.2 – PARA TODAS AS CATEGORIAS,
os jogos terão a seguinte pontuação:
Jogos individuais Jogos
coletivos
Vitória 03 pontos 03 pontos
Empate 02
pontos
Derrota 01 ponto 01 ponto
8.3 – A equipe ou o jogador (em
caso de jogo individual) que não comparecer ao local no horário determinado
perderá por W x O e ainda perderá 1 ponto no placar geral em modalidades
individuais e 2 pontos nas modalidades coletivas.
9 – DA PONTUAÇÃO PARA OS JOGOS DE SALÃO:
9.1 – Todas as modalidades de
jogos de salão são consideradas individuais.
9.2 – Em caso de empate em alguma
das modalidades, será dado 01 ponto para cada equipe.
10 – DA FORMA DE DISPUTA:
10.1 – As turmas dos 8os anos
formarão uma só equipe devido ao número de alunos e principalmente devido a
superioridade do número de meninas em relação aos meninos.
10.2 – As turmas dos 9os e o 8º
ano disputarão entre si as seguintes modalidades: queimada mista, futsal misto,
mini basquete misto, Monopoly misto e Perfil misto.
10.3 – As turmas dos 7os e 6os anos disputarão entre si as seguintes modalidades: queimada
feminina, futsal masculino, quebra-cabeça misto, cabo de guerra misto e perfil
misto.
11 – DOS PADRINHOS:
11.1 - Cada equipe deverá
escolher um (a) professor (a) como padrinho/madrinha da turma.
11.2 - Compete aos padrinhos:
11.2.1 – promover a integração da
equipe e a realização dos objetivos e princípios do JJR;
11.2.2 – zelar pelo bom andamento
dos jogos em questões referentes à disciplina e ao respeito mútuo;
11.2.3 – ser porta-voz da equipe
perante a Comissão Organizadora.
11.2.4 – escolher o nome da
equipe junto com os alunos e transmiti-lo à Comissão Organizadora.
12 - DAS MODALIDADES ESPORTIVAS DO JJR E NÚMERO DE ALUNOS E ALUNAS
INSCRITOS
12.1 – Quantidade de alunos
inscritos por modalidade:
6os
e 7os anos
|
|
8os
e 9os anos
|
|
Modalidade
|
Alunos
|
Modalidade
|
Alunos
|
Queimada F
|
10 F
|
Queimada Mista
|
10(no máximo 3 M)
|
Futsal M
|
8
|
Futsal Misto
|
8
|
Cabo de Guerra Misto
|
10
|
Mini basquete Misto
|
5 M ou F
|
Perfil
|
2 M ou F
|
Perfil
|
2 M ou F
|
Quebra-cabeças
|
2 M ou F
|
Monopoly
|
2 M ou F
|
M – Meninos (masculino)
F – Meninas (feminino)
12.2 – Em caso de ausência de um
ou mais jogadores, a equipe não poderá inscrever outros alunos na hora do jogo.
Para iniciar a partida será necessária a presença de um número mínimo de
jogadores de acordo com a lista abaixo:
Futsal: 05 jogadores (depois do início joga-se até com três)
Queimada: 08 jogadores (nesse caso, a equipe não terá direito a “vida”
extra)
Mini basquete: 03 jogadores
Cabo de guerra: 08 jogadores
Perfil: 01 jogador
Quebra cabeças: 01 jogador
Monopoly: 01 jogador
12.3 – Serão permitidas substituições
de acordo com o regulamento específico de cada modalidade.
13 – DO REGULAMENTO POR MODALIDADE ESPORTIVA:
13.1 - FUTSAL:
As regras se basearão no
regulamento oficial, de acordo com a CBFS:
13.1.1 – A partida terá a duração
de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos, com 02 minutos de intervalo.
Todos os alunos inscritos presentes deverão
jogar.
13.1.2 - Toda falta ocorrida
durante a partida será cobrada na marca de 10 metros (tiro livre direto sem barreira),
exceto as faltas ocorridas dentro da área do goleiro no campo de ataque
(pênalti).
13.1.3 – As equipes deverão
inscrever 8 alunos/alunas.
13.1.4 – Em todas as categorias
os jogos poderão terminar empatados.
13.1.5 – O aluno que receber
cartão amarelo estará suspenso do jogo seguinte, ou seja, não poderá jogar o
próximo jogo de futsal.
13.1.6 – O aluno ou aluna que
receber cartão vermelho estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de futsal.
13.2 – MINI BASQUETE:
As regras se basearão no
regulamento oficial, de acordo com a CBB:
13.2.1 – A duração da partida
será de 20 minutos, divididos em 2 tempos de 10 minutos, com intervalo de 02
minutos intervalo. O jogo acontecerá em meia quadra. A equipe que pegar o
rebote da bola arremessada pelo adversário, deverá sair do garrafão para
arremessar.
13.2.2 – Cada equipe deverá
inscrever, no máximo, 05 alunos, sendo dois reservas.
13.2.3 – O jogo poderá ser misto,
e as substituições poderão acontecer normalmente. Todos os jogadores inscritos presentes deverão jogar.
13.2.4 – Em todas as categorias a
partida poderá terminar empatada.
13.2.5 – O aluno ou aluna for
expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de mini basquete.
13.3 - QUEIMADA:
13.3.1 – As equipes do 6º ano e
7º ano deverão inscrever 10 alunas (meninas). As equipes do 8º e 9º ano deverão
inscrever 10 alunos, sendo a maioria meninas e podendo inscrever no máximo 3
meninos.
13.3.2 – As regras se basearão na
“queimada quente” praticada durante as aulas de educação física. O jogo será
realizado considerando as linhas da quadra de vôlei, e o cruza será atrás da
linha do fundo da mesma quadra.
13.3.3 – Nenhuma parte do corpo é
“fria". Não é permitido sair do campo de jogo.
13.3.4 – Não é permitido vender
bola, nem fazer meia-lua. Se a bola sair da quadra do jogo, poderá ser pega por
qualquer jogador, que só poderá jogá-la quando voltar ao campo de jogo.
13.3.5 – Não é permitido
substituir o colega quando este for “queimado”.
13.3.6 – Quem é “queimado” poderá
voltar ( sair do cruza) se queimar um adversário e se tiver algum colega do seu
time no cruza nesse momento, de modo que o cruza não poderá ficar vazio. A 1ª
bola do cruza queima.
13.3.7 – A partida terá duração
de 20 minutos e poderá terminar empatada.
13.3.8 – O aluno ou aluna for
expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de queimada.
13.4 – QUEBRA-CABEÇA:
13.4.1 – Cada equipe deverá
inscrever 02 alunos, meninas ou meninos.
13.4.2 – Será vencedora a equipe
que mostrar o quebra-cabeça montado no menor tempo.
13.4.3 – O quebra-cabeça será
igual para todas as equipes e será conhecido na hora da competição.
13.4.4 – Só poderão permanecer no
local (sala) os alunos inscritos para a prova.
13.4.5 – As equipes montarão o
quebra-cabeça ao mesmo tempo sendo computados 03 pontos para o vencedor e 01
ponto para as outras equipes.
13.5 – PERFIL:
13.5.1 – As regras serão as do
manual do jogo, podendo ser adaptadas pelo responsável.
13.5.2 – O jogo será disputado
pelas equipes de 6º e 7º separadamente. As equipes do 8º e 9º anos disputarão
entre si. Cada equipe deverá inscrever dois jogadores ou duas jogadoras, um
titular e outro reserva.
13.5.3 – Ao final do jogo,
realiza-se a classificação (1º ao 5º lugar), e os pontos para o placar geral
serão: 05 para o 1º lugar, 04 para o 2º lugar, 03 para o 3º lugar, 02 para o 4º
lugar e 01 para o 5º lugar.
13.6 – CABO DE GUERRA:
13.6.1 – Cada equipe deverá
inscrever 10 alunos ou 10 alunas.
13.6.2 – A equipe terá que vencer
uma vez para ser ganhadora de cada disputa.
13.6.3 - O aluno ou aluna for
expulso da partida estará suspenso da modalidade, ou seja, não poderá mais
participar de nenhum jogo de cabo de guerra.
13.7 – MONOPOLY:
13.7.1
– As regras serão as do manual do jogo, podendo ser adaptadas pelo árbitro.
13.7.2
– As equipes do 8º e 9º ano deverão inscrever 02 jogadores, meninos ou meninas,
um titular e um reserva.
13.7.3 – Ao final do jogo, realiza-se a classificação (1º ao 5º
lugar), sem separação de equipes masculinas e femininas, e os pontos para o
placar geral serão: 04 para o 1º lugar, 03 para o 2º lugar e 01 para o 3º
lugar.
14 - DISPOSIÇÕES GERAIS:
14.1 – Toda equipe deverá
comparecer aos jogos uniformizada e com a sua respectiva cor (short, camisa ,
meia e tênis). Obs.: Por motivo de segurança, NÃO será permitido o uso de short
jeans, sapatos, sandálias, anéis, brincos etc. O aluno que estiver com algum
utensílio impróprio para a prática de atividade física será impedido de
participar dos jogos.
14.2 – O aluno expulso em qualquer partida estará eliminado da
modalidade; uma segunda expulsão acarretará a sua desclassificação do JJR.
14.3 – O aluno expulso por
agressão estará eliminado da modalidade, bem como desclassificado do JJR.
14.4 – Não será permitido, nos
dias de jogos, entrar na escola com bolas, bicicletas, patins, etc.; se isso
ocorrer, o material será guardado pelo DEF.
14.5 – A participação nos jogos
deverá ser proporcional para todos os alunos da equipe:
Nos esportes coletivos, o aluno
só poderá inscrever-se pela 2ª ou 3ª vez depois que todos que desejarem estiverem
participando de 01 ou 02 modalidades.
14.6 – Não será permitido, em
nenhuma modalidade, mudança nas inscrições. Os alunos inscritos serão os mesmos
até o final do evento. Em caso de contusões ou ausência de jogadores, a equipe
não poderá ser completada, pois existem os reservas. Se a equipe estiver
incompleta, mesmo com os reservas, respeitar-se-á a regra específica de cada
esporte ou a equipe perderá por W X O.
14.7 – Não será permitido, na
abertura ou durante o evento, o uso de fogos de artifício, fumaças coloridas ou
similares. Em nenhum dos locais de jogos.
14.8 – Os recursos serão aceitos
até 24 horas após o ocorrido.
14.9 – Os árbitros escalados não
poderão ser recusados pelas equipes.
14.10 – Se ocorrer um segundo W x
O, na mesma modalidade, a equipe perderá mais 03 pontos (06 pontos no total) no
placar geral e não marcará nenhum ponto pela modalidade.
14.11 – Se algum aluno
interromper ou atrapalhar o andamento de algum jogo ou ter atitudes
indisciplinadas durante o evento, poderá ser eliminado dos jogos e sua equipe
poderá ser penalizada.
14.12 – Se uma partida atrasar o
próximo jogo, este se iniciará imediatamente após o término daquela (sem
tolerância).
14.13 – No caso de jogos
coincidirem por responsabilidade da Comissão Organizadora e/ou arbitragem, haverá
tolerância para início de uma das partidas a critério da C. O., podendo uma das
partidas ser remarcada.
14.14 – A Comissão Organizadora,
quando julgar necessário, se reserva o direito de cancelar uma partida e
remarcá-la em outro dia ou horário.
14.15 – Em caso de alguma partida
ser realizada com equipes trocadas (erro de súmula, árbitro etc.), esta ficará
automaticamente cancelada, não tendo valor o seu resultado. Uma nova partida
será marcada.
14.16 – Se alguma equipe
interromper ou atrapalhar o andamento de alguma partida cabe ao árbitro registrar
o fato e encaminhar à C. O., que avaliará o caso, podendo penalizar a equipe.
14.17 – Se for constatada a
presença irregular de algum jogador durante a partida, o resultado será
cancelado, a equipe infratora não marcará pontos e a outra receberá os pontos
da partida.
14.18 – Todos os alunos poderão
vir à escola nos dias dos jogos da sua equipe e também poderão assistir aos
jogos das outras turmas. Para garantia da segurança e tranquilidade de todas,
as turmas deverão estar acompanhadas do professor padrinho ou professora
madrinha.
14.19 – Não será permitido
recortar a camisa e nem o uso de roupas decotadas, curtas ou impróprias para a
prática de atividade física. Se isso ocorrer, o aluno não poderá jogar com a
mesma.
14.20 – Não será permitido o uso
de instrumentos sonoros como: apitos, cornetas, entre outros. Caso isso ocorra,
o material será recolhido.
14.20.1 – Será permitido o uso de
instrumentos percussivos nos ambientes abertos da escola.
14.21 – Não será permitido o uso
de spray para tingir o cabelo, nas imediações da escola. Se isso ocorrer, o
aluno não poderá jogar.
14.22 – O aluno que infringir
quaisquer dos itens: 14.2, 14.3, 14.7, 14.18, 14.19 e 14.20 fica sujeito às punições
relatadas acima, e ainda a uma possível perda de pontos da sua equipe, bem como
a sanções por parte da Supervisão Pedagógica.
14.23 – As torcidas e os
jogadores não poderão provocar e insultar (violência verbal) os participantes e
torcidas de outras equipes em nenhuma situação. Estes casos serão analisados
pela C. O. e julgados a partir de testemunhas, podendo acarretar a perda de
pontos no placar geral para a equipe que tenha cometido a infração.
14.24 – Os casos omissos serão
julgados pela Comissão Organizadora.
Professora: Louane de Macedo Morais
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
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