sábado, 19 de maio de 2012

PROEBI - PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Saiu o resultado das avaliações externas do governo estadual de Minas Gerais, o primeiro da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas.

O resultado de 2011 foi:
Proficiência do Nono ano em Matemática: 230,91

O valor mínimo para ser considerado bom é 300,0

Do total de alunos avaliados:

 42,9% encontrava-se no nível BAIXO!
51,6%  encontrava-se no nível INTERMEDIÁRIO!
5,5%    encontrava-se no nível RECOMENDADO!

Na média da proficiência coloca a escola no nível intermediário.

O que isso significa?

Que a aprendizagem dos nossos alunos deixa muito a desejar, há um caminho muito grande para a escola percorrer para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos.

Em Língua Portuguesa o resultado foi:

Proficiência: 227,01

A profiicência adequada para ser considerado bom é de  275,0

Do total dos alunos que fizeram as avaliações

Um quarto deles estava no nível baixo!
Mais da metade estava no nível intermediário!
Um sétimo apenas apresentou um nível bom!

O Projeto Político Pedagógico da escola precisa contemplar essa realidade e propor ações eficazes para despertar nos alunos um interesse para os estudos.

Breno José de Araújo
Orientador Educacional

Ibirité, 19 de maio de 2012.

                                    

domingo, 6 de maio de 2012

Escolha do ALUNO-REFERÊNCIA da turma.

O texto a seguir será usado pelos professores em sala de aula para proceder à escolha do ALUNO-REFERÊNCIA da turma. Pretende provocar a discussão e conscientizar da importância do cargo. A ideia é criar nos alunos o senso de responsabilidade para consigo mesmo, com os colegas e com a escola.

 
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
Serviço de Orientação Educacional
ESCOLHA DO ALUNO-REFERÊNCIA DA TURMA
Você é digno de confiança?
                O que se espera de um aluno-referência da turma é que seja digno de confiança! Que seja uma pessoa que todos possam confiar, seja o professor, a direção da escola, os funcionários e, sobretudo os colegas de sala de aula.
                Confiar, não é sinônimo de ser “amiguinho de travessuras” ou do “agente infiltrado” para acobertar as traquinagens dos colegas ou dedurá-los à direção da escola. Confiar, significa que aquela pessoa se pauta pelos princípios éticos da justiça, do compromisso, do respeito e que saberá fazer a coisa certa quando o momento exigir. Todos saberão que com ele pode-se contar: falará a verdade e prestará serviço com competência e habilidade. Não se deixará corromper ou trairá os princípios éticos.
                Ser aluno-referência é um direito que todos podem assumir.  É bom que seja, mas, ao assumir o cargo, sim! É um cargo, não remunerado, mas voluntário e traz consigo uma série de atribuições, obrigações e deveres que devem ser cumpridos, são elas:
·         O (a) aluno (a) não pode faltar à aula, salvo atestado médico, na verdade todo aluno tem essa obrigação, mas o aluno-referência é que não pode mesmo! É o primeiro teste de confiança do compromisso que assume com a escola e com os colegas.
·         Ele (a) tem que manter todos os cadernos, rigorosamente, em dia! Completos!
·         Deve ser pontual com os horários e com as datas programadas.
·         Tem que ser exemplo de disciplina e organização, ser um bom aluno.
·         Trajar o uniforme da escola.
·         Deve saber ouvir.
·         Deve saber se expressar bem, pois haverá momentos em que precisará manifestar sua opinião, pedir e transmitir informações, sendo um canal de comunicação entre a turma e a escola.
·         Ter bom-senso.
·         Ser humilde e obediente!
Tudo isso não é nenhum sacrifício, todos devem ser assim, aluno-referência ou não, o fato é que o aluno-referência, como o próprio nome diz: é uma referência, é um modelo, os demais se espelharão nele, é uma responsabilidade!
O que o aluno ganhará com esse cargo, já que não é remunerado, e será alvo de críticas de todos os lados, estando por assim dizer: “no olho do furacão”?
_ Maturidade, crescimento pessoal, desenvolvimento intelectual e moral.
Ser digno de confiança traz uma série de vantagens sociais no presente e no futuro a que a pessoa nem tem idéia que possa receber.
Quer ver se vale a pena o risco? Então se candidate ao cargo e prove o seu valor.

Ibirité, 07 de maio de 2012.
Serviço de Orientação Educacional
Breno José de Araújo
Pedagogo
               

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ficha de Acompanhamento do Bimestre para o aluno do Segundo Bimestre

Iniciamos o segundo bimestre e agora a tarefa do Serviço de Orientação Educacional é tirar cópias dessa ficha e solicitar que os alunos colem em seus cadernos para que possam fazer o acompanhamento do segundo bimestre. O duro é ter que ouvir deles: "para quê isso?"

Ibirité, 01 de maio de 2012.

Breno José de Araújo
Orientador Educacional

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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