terça-feira, 23 de junho de 2015

TEATRO SOBRE O LIVRO - PROJETO MAIS EDUCAÇÃO

TEATRO DO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO
TEMA “18 DE ABRIL – DIA DO LIVRO”



 Em um dia comum de aula, o professor João após fazer a chamada com seus alunos, diz:
- Pessoal, hoje é dia de pegar um livro na biblioteca para levar pra casa. Vou pedir para que de três em três alunos vão a biblioteca em para pegar e voltar para sala. Mas sem parar para ir ao banheiro! Letícia*, Lucas* e André*, podem ir.
 Então, os três alunos vão em direção a biblioteca. Ao chegarem na biblioteca, eles têm uma surpresa. Todos os livros da biblioteca estão juntos e de mãos dadas. André diz:
- Olá, viemos levar um de vocês pra casa.
 E então, todos juntos, os livros falam:
- Não vamos a lugar nenhum, estamos em greve!!!
Letícia pergunta:
- Mas por quê?
 Lucas completa:
- Vocês não podem fazer isso!
 E o primeiro livro diz:
- Mas é claro que podemos! Vejam o que fizeram comigo, estou todo rasgado e machucado.
O segundo fala:
- E olhem como eu estou, todo molhado e acho que estou pegando um... (o aluno simula um espirro) resfriado.
 O terceiro diz:
-  E olhem como estou coberto de balas e pirulitos. As formigas não me deixam mais em paz.
 O quarto livro diz:
- E vejam como estou sujo! Alguém passou terra em todo meu corpinho. (o aluno passa a mão em seu corpo e dá uma reboladinha)
 O quinto livro fala:
- E olhem para o meu bumbum. Alguém não teve cuidado comigo e o cachorrinho me mordendo.
 O primeiro diz novamente:
- Viram? E ainda querem que nós vamos com vocês?
 Todos dizem juntos:
- Nunca mais sairemos daqui!
 Então, tristes e cabisbaixos, os alunos voltam para sala. Professor João, percebendo a tristeza dos três alunos, pergunta:
- Mas por quê vocês estão tristes?
 André responde:
- Não conseguimos pegar um livro.
Professor João pergunta porque e Letícia responde:
- Os livros estão em greve e não vão para casa com a gente.
Professor João fica espantado e Lucas continua:
- Eles estão sujos, rasgados e molhados e disseram que nunca mais vão sair de lá.
 Então, Carol que estava no fundo da sala diz:
- Mas isso não pode continuar. Temos que dar um jeito de resolver esse problema.
 Clara, que estava na sala também, disse:
- Bom, que tal nós irmos lá e arrumarmos os livros?
 Ana grita:
- Isso mesmo, podemos secá-los e arrumá-los para deixarmos eles como eram antes.
 Marcos completa:
- E ai, eles vão para de fazer greve e vão querer ir pra casa com a gente de novo.
 Professor João:
- Gostei da iniciativa de vocês, mas o que estamos esperando? Vamos logo!!
 Os alunos, acompanhados pelo professor João, foram até a biblioteca para arrumar os livros. Chegando lá, o primeiro livro diz:
- De novo? Não escutaram quando dissemos que estamos em greve e que nunca mais sairemos daqui?
 Professor João responde:
- Acalmem-se, estamos aqui para ajudá-los. Meus alunos me contaram o que aconteceu e viemos para dar um jeito nisso.
 O segundo livro diz:
- Ah é mesmo? E como vocês pretendem fazer isso?
 Professor João responde:
- Vocês já vão ver...
 Então, os alunos começam a secar os livros, consertar o que está rasgado e limpar o que estão sujos. No final, a surpresa e os livros se espantam com o resultado. (cada livro diz uma expressão de espanto e admiração, como “puxa”, “nossa”, “que legal!”, etc)
 Os livros ficam agradecidos e dizem em coro:
- Muito obrigado!
 O terceiro livro diz:
- Mas e se fizerem isso de novo com a gente?
Professor João fala:
- Não farão, eu prometo. Tenho certeza que eles criaram consciência e perceberam que vandalizar os livros da escola é uma coisa feia e que não se deve fazer.
O quarto livro fala:
- Sendo assim...
 O quinto livro fala:
- Podem escolher qualquer um de nós, e se prometerem que vão cuidar da gente e nos entregar no dia que a bibliotecária disser, vamos com todo prazer.
 Os alunos escolhem e de repente aparece uma aluna com um livro na mão e diz:
- Eu vim entregar esse livro. Fui pra casa da vovó e... (abaixa a cabeça)
 O livro continua:
- Ela se esqueceu de mim. (o livro faz cara de triste)
 E a aluna diz:
- Mas prometo que isso nunca mais vai acontecer.
 E então todos os alunos escolhem seus livros e voltaram para sala com a consciência de que rasgar os livros da escola, é rasgar o dinheiro de seus pais e acabar com toda a chance de aprender.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger