domingo, 20 de fevereiro de 2011

Resultado da escola: Avaliações internas e externas

IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2009:

Anos Iniciais do Ensino Fundamental(1o ao 5o. ano):
4,3 meta para o ano de 2009: 4,8 meta para 2011: 5,2

Anos Finais do Ensino Fundamental( 6o. ao 9o. ano):
3,5 meta para o ano de 2009: 4,1 meta para 2011: 4,4

Simave (Sistema Mineiro de Avaliação) - PROEB (Programa de Avaliação da Educação Básica):

PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização do Terceiro ano do Ciclo da Alfabetização):

2010 (atual): 481,2 Comparativo com Minas Gerais 587, 7 Comparativo com Ibirité 496,0

Histórico: 2008: 564,6 77% no nível recomendado
2009: 481, 8 45% no nível recomendadado
2010: 481,2 39% no nível recomendadado

PROEB

Quinto ano: Língua Portuguesa

2007: 164,10 4,3% no nível recomendado
2008: 175,50 10,0 % no nível recomendado
2009: 182,10 17,8% no nível recomendado

Quinto ano: Matemática

2007: 175,4 4,2 % no nível recomendado
2008: 173,6 9,1 % no nível recomendado
2009: 184,0 16,8% no nível recomendado

Nono ano: Língua Portuguesa

2007: 225,0 11,1% no nível recomendado
2008: 236,6 18,1% no nível recomendado
2009: 230,4 15,5% no nível recomendado

Nono ano: Matemática

2007: 226,8 5,6% no nível recomendado
2008: 235,2 8,5% no nível recomendado
2009: 237,2 2,9% no nível recomendado


60 % dos famílias do turno da manhã compareceram à escola para receber o boletim escolar do aluno em 2010.

65,50% dos alunos do turno da manhã foram aprovados em 2010.

35% dos alunos do turno da manhã estão fora da faixa etária apropriada para o ano de escolaridade em que estuda.



De todos esses dados pode se deduzir que há muito o que se fazer na Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas. Existe uma faixa estatística aproximada de 40% dos alunos que a escola precisa alcançar para que consigam aprender de fato. Por que esses 40 %?

Porque esses 40% estão constituindo mais ou menos os alunos repetentes, evadidos, fora da faixa etária adequada e cujas famílias não compareceram à escola nem uma vez no ano de 2010 para acompanhar o rendimento do aluno.

Visto de outra maneira, apenas dois terços dos alunos são aprovados. Um terço está fora ou repete de ano. Ou, de outra forma: de cada três alunos, um é repetente ou parou de estudar.


Para melhorar a situação é necessário o trabalho de todos: Direção da escola, professores, funcionários, família e comunidade. Sozinho, ninguém conseguirá nada!

Breno José de Araújo
Orientador Educacional

Ibirité, 19 de fevereiro de 2011.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Como pensa um aluno em relação à escola*

O texto a seguir foi trabalhado em sala de aula por um professor e um aluno deu o seguinte retorno:



Manual de Estudo ou Escola, Aventura do Conhecimento!
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
MANUAL DE ESTUDO
ESCOLA: AVENTURA DO CONHECIMENTO!
Caro estudante, para que você possa aprender o que é ensinado nas aulas e, conseqüentemente, ser aprovado no final do ano é necessário seguir os passos listados abaixo. Observe-os, não são difíceis de fazer e você conseguirá notas azuis no boletim sem perder nenhuma média. Notará também que o trabalho na escola ficará mais fácil.

01- Use o uniforme da escola;

02- Seja assíduo às aulas (não falte de jeito nenhum), justifique sempre suas faltas;

03- Seja pontual ao chegar à escola e ao retornar à sala após o recreio, espere o professor dentro da sala no intervalo das aulas;

04- Não esqueça em casa o caderno e o livro didático e nenhum outro material necessário para a aula, para isso confira sua mochila antes de sair de casa;

05- Tenha o cuidado necessário com o seu material escolar, não o deixe “jogado” e mantenha-o sempre à vista para se evitar perdas e furtos;

06- Contribua para uma boa organização da sala de aula. Um ambiente organizado é condição importante para se aprender (na bagunça ninguém aprende nada!);

07- Ouça o professor. Preste atenção à aula acompanhando a linha de raciocínio sugerida e faça perguntas pertinentes ao tema em estudo;

08- Faça todas as anotações no caderno, mantendo-o em dia, ou seja, completo. Cole as atividades entregues pelos professores imediatamente. Coloque a data do dia da aula no canto superior direito do caderno;

09- Estude fazendo os deveres, lendo suas próprias anotações ou o livro didático. Leia, leia muito! Apenas vir à escola não basta para aprender e passar de ano. É necessário destinar um pouco mais de tempo para o estudo. Especialmente, deve-se estudar para as provas, isso é fundamental!

10- Quando o professor devolver sua prova, cole – a imediatamente no seu caderno;

11- Entregue na data marcada o trabalho escolar;

12- Providencie uma pasta para guardar os trabalhos devolvidos pelo professor, guarde-os em segurança são documentos importantes para você comprovar a realização das atividades e servem também para a retomada do conteúdo estudado;

Você é o responsável pela sua própria aprendizagem, será aprovado pelos pontos que conquistar com esforço, determinação e disciplina. As dicas apresentadas são os procedimentos adequados para alcançar esse objetivo.

Breno José de Araújo, Pedagogo com especificação em Orientação Educacional.

Respostas do aluno sobre a atividade:

1-De que se trata o texto?
O texto se trata de "nos enturmar". O que devemos fazer para termos um estudo ótimo.

2- "A Aventura do Conhecimento!" Explique o título:
Na minha opinião o texto nos faz conhecer regras básicas que devemos cumprir e isso acaba virando uma aventura.

3-Por que devemos usar o uniforme?
Devemos usar o uniforme porque ele é um modo de identificar o estudante e fica mais organizado.

4- Você anda cumprindo essas regras?
Não.

5- Justifique a resposta anterior:
Não! Eu não cumpro as regras pois eu acho que não é preciso "algumas coisas". Mas, eu ando tentando cumprir.

6- O que é ser assíduo?
Não faltar de jeito nenhum e justificar as faltas que tivermos.

7- Apenas ir à escola não basta para aprender e passar de ano? O que devemos fazer?
Devemos estudar em casa, fazendo os deveres de casa, lendo suas próprias anotações ou o livro didático e ler muito.

8- O que não devemos esquecer de levar para a escola?
O caderno e o livro didático e nenhum outro material necessário para a aula.

9- Quando o professor devolver sua prova o que você deve fazer?
Devemos colar imediatamente no caderno.

10- Por que você deve ser pontual ?
Para não interromper o professor quando estiver ensinando.

11- De todas as regras qual é a mais importante?
Todas são importantes.

12- Qual dessas regras você menos cumpre?
Usar o uniforme da escola.

13- Qual você mais cumpre?
Estude em casa...

14- Por que você não usa o uniforme?
Porque o uniforme da escola é muito esquisito.

15- Você cumpre mais regras ou menos?
Menos.

16- Justifique a resposta anterior:
Menos, porque eu não tenho paciência com algumas regras.

17- Você gostou do texto? Justifique:
Sim. Pois ele ajuda a ter uma boa aprendizagem.


*Essa é uma atividade de recuperação realizada pelo professor de História Júlio, em sala de aula, para aqueles alunos que perderam média na sua disciplina. Ela foi encontrada pelo orientador Breno, autor do texto em estudo, no chão do pátio da escola todo sujo e amarrotado. Não tinha nenhuma identificação do estudante. Não dá para saber o gênero e muito menos o ano de escolaridade. O que dá para saber é como se processa o pensamento do aluno em relação à escola.

Deixaremos aqui uma proposta de atividade para o leitor do blog.

Deixe um comentário sobre as respostas desse estudante. O que dá para saber a respeito dele? Ou dela? É uma amostra do estudante típico que temos hoje em dia. Como ele é?

Esperamos seu comentário, leitor.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Comunicado aos pais 01/2011

O ano letivo se iniciou em 02 de fevereiro de 2011, numa quarta-feira.Composto de 200 dias letivos divididos em 04 bimestres.

O primeiro bimestre vai de 02 de fevereiro a 20 de abril = 51 dias
O segundo bimestre vai de 25 de abril a 05 de julho = 50 dias
O terceiro bimestre vai de 06 de julho a 28 de setembro = 50 dias
O quarto bimestre vai de 29 de setembro a 16 de dezembro = 49 dias

Para o aluno obter sucesso e ser aprovado no final do ano, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
* não deixar que o aluno se atrase e nem falte às aulas;
* acompanhar em casa regularmente os cadernos verificando se o filho ou pupilo está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa.

A equipe pedagógica

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger