domingo, 20 de fevereiro de 2011
Resultado da escola: Avaliações internas e externas
Anos Iniciais do Ensino Fundamental(1o ao 5o. ano):
4,3 meta para o ano de 2009: 4,8 meta para 2011: 5,2
Anos Finais do Ensino Fundamental( 6o. ao 9o. ano):
3,5 meta para o ano de 2009: 4,1 meta para 2011: 4,4
Simave (Sistema Mineiro de Avaliação) - PROEB (Programa de Avaliação da Educação Básica):
PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização do Terceiro ano do Ciclo da Alfabetização):
2010 (atual): 481,2 Comparativo com Minas Gerais 587, 7 Comparativo com Ibirité 496,0
Histórico: 2008: 564,6 77% no nível recomendado
2009: 481, 8 45% no nível recomendadado
2010: 481,2 39% no nível recomendadado
PROEB
Quinto ano: Língua Portuguesa
2007: 164,10 4,3% no nível recomendado
2008: 175,50 10,0 % no nível recomendado
2009: 182,10 17,8% no nível recomendado
Quinto ano: Matemática
2007: 175,4 4,2 % no nível recomendado
2008: 173,6 9,1 % no nível recomendado
2009: 184,0 16,8% no nível recomendado
Nono ano: Língua Portuguesa
2007: 225,0 11,1% no nível recomendado
2008: 236,6 18,1% no nível recomendado
2009: 230,4 15,5% no nível recomendado
Nono ano: Matemática
2007: 226,8 5,6% no nível recomendado
2008: 235,2 8,5% no nível recomendado
2009: 237,2 2,9% no nível recomendado
60 % dos famílias do turno da manhã compareceram à escola para receber o boletim escolar do aluno em 2010.
65,50% dos alunos do turno da manhã foram aprovados em 2010.
35% dos alunos do turno da manhã estão fora da faixa etária apropriada para o ano de escolaridade em que estuda.
De todos esses dados pode se deduzir que há muito o que se fazer na Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas. Existe uma faixa estatística aproximada de 40% dos alunos que a escola precisa alcançar para que consigam aprender de fato. Por que esses 40 %?
Porque esses 40% estão constituindo mais ou menos os alunos repetentes, evadidos, fora da faixa etária adequada e cujas famílias não compareceram à escola nem uma vez no ano de 2010 para acompanhar o rendimento do aluno.
Visto de outra maneira, apenas dois terços dos alunos são aprovados. Um terço está fora ou repete de ano. Ou, de outra forma: de cada três alunos, um é repetente ou parou de estudar.
Para melhorar a situação é necessário o trabalho de todos: Direção da escola, professores, funcionários, família e comunidade. Sozinho, ninguém conseguirá nada!
Breno José de Araújo
Orientador Educacional
Ibirité, 19 de fevereiro de 2011.
FORMATURA 2011
FORMATURA 2012
Formatura 2013
Nono ano 2014
Localização
Custa Estudar?
Objetivo do blog
Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
Ler e escrever!
Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.
Escola e Democracia
Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:
Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário