quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO BIMESTRE PARA O ALUNO 2012


"Para haver aprendizagem é necessário que os alunos estudem; ora, estudar é uma atividade complexa que requer certas disposições pessoais e condições ambientais a par de um determinado método, sem o que os esforços dos alunos se gastam em pura perda. Supostamente, os alunos deveriam nascer já sabendo como se estuda, visto que se exige deles que estudem, mas ninguém se preocupa em lhes dar uma orientação de como fazê-lo com bom método, economia e eficência." (Luiz Alves de Mattos, in: Sumário de Didática Geral, 16a. edição. Gráfica Editora Aurora Limitada. Rio de Janeiro. 12 de novembro de 1975. Grifos nossos.)

Como orientador educacional eu me preocupo em ensinar aos meus alunos como a escola funciona.  Essa Ficha de Acompanhamento do Bimestre para o aluno é um instrumento que coloco nas mãos deles para que possam aprender a estudar.

Introduzi essa ficha no ano de 2011, me custou um bocado de trabalho. Aprendi que na escola não podemos desistir. Uma palavra que deve ser lembrada é continuidade. O trabalho só começa a dar frutos se for contínuo até se transformar em bons hábitos.

Todo o trabalho escolar demanda tempo e persistência, há muita resistência por parte de todos, mas um caminho iniciado não pode ser abandonado, pode haver correção de fluxo e indiscutíveis adaptações, mas uma vez que começou, deve-se ir até o fim.

Ibirité, 19 de janeiro de 2012.
Planejando o ano letivo de 2012.
Serviço de Orientação Educacional - "Quem é fiel nas pequenas coisas, também é fiel nas grandes." (Lucas 16, 10)
Breno José de Araújo
Orientador Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.