quinta-feira, 23 de junho de 2016

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE





INDICADORES CLÍNICOS QUE DEVEM GERAR SUSPEITA RAZOÁVEL DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:



MAUS TRATOS FÍSICOS:


  1. LESÕES FÍSICAS;
  2. APARÊNCIA DESCUIDADA E SUJA;
  3. DESNUTRIÇÃO;
  4. DOENÇAS NÃO TRATADAS;
  5. DISTÚRBIO DE SONO OU DA ALIMENTAÇÃO;
  6. PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM;
  7. ENURESE NOTURNA;
  8. COMPORTAMENTO MUITO AGRESSIVO OU MUITO APÁTICO;
  9. ESTADO DE ALERTA CONSTANTE(ASSUSTA-SE COM MOVIMENTOS BRUSCOS);
  10. AFASTAMENTO, ISOLAMENTO;
  11. REGRESSÃO A ESTÁGIOS ANTERIORES DE DESENVOLVIMENTO;
  12. TRISTEZA, ABATIMENTO PROFUNDO;
  13. EXCESSIVA PREOCUPAÇÃO EM AGRADAR;
  14. RELUTÂNCIA EM VOLTAR PARA CASA;
  15. FALTAS CONSTANTES À ESCOLA POR DECISÃO DOS PAIS;
  16. FALTA DE CONFIANÇA EM ADULTOS;
  17. IDEIAS E TENTATIVAS DE SUICÍDIO E AUTOFLAGELAÇÃO;
  18. FUGA DE CASA;
  19. HIPERATIVIDADE.
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIRITÉ
               SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
               NÚCLEO INTERSETORIAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROMOÇÃO DA CULTURA DA PAZ.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger