quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA A FEIRA DE CULTURA 17/09/2016

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
DIREÇÃO: VIVIANY E LORRAYNE
SUPERVISORA: MARCILENE

PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA FEIRA DE CULTURA

TEMA: Resgate Cultural das Décadas de 60 a Atualidade

PERÍODO: 12/07/16 A 17/09/16
PÚBLICO ENVOLVIDO:
 Professoras das respectivas disciplinas, Equipe Gestora, Supervisora e alunos.

JUSTIFICATIVA:

     As transformações sociais, políticas, econômicas e culturais , foram se consolidando ao longo das décadas de 1950 a  atualidade e  vem  modificando hábitos, costumes, modo de pensar de agir, mudando gerações, alterando o consumo e o comportamento, das diferentes camadas sociais , tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos e nos mais longínquos recantos dos país.

     A partir da década de 1950, vem acontecendo  a consolidação da chamada sociedade de massa no Brasil , graças a expansão dos meios de comunicação: rádio, televisão, cinema, teatro de revista, etc. ,e com estes avanços alavancaram outras  modernizações.

   No que se refere a moda  dos vestuários e acessórios, a cada década vem se transformando, acompanhando os usos e costumes, tendo como forte aliada  a divulgação rápida dos meios de comunicação de massa,  não só da moda brasileira, como de outros países, fazendo adesão a nossa ou vice versa.

     Através  dos meios de comunicação, que vem aprimorando-se e modernizando-se  de forma rápida e com um potencial tecnológico extraordinário, é possível avaliar as mudanças nos hábitos de uma sociedade em processo de modernização e infiltrar com força total modas de outros países no nosso.

   Este projeto é de suma importância porque irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações  ao longo das décadas, com a possibilidade de ser analisados diferentes aspectos, políticos, sociais, econômicos e   em especial no que se refere a moda, diferentes ritmos musicais ,  danças,  bem como a influência de outros países na cultura brasileira.

       O projeto servirá também para que motive os alunos a interagir no processo ensino aprendizagem, de forma dinâmica, realizando pesquisas direcionadas e bibliográficas,  organizando trabalhos a serem apresentados para toda escola e desenvolver grupos de danças, que retratem cada período histórico.

OBJETIVO GERAL

Envolver os alunos no processo ensino aprendizagem, resgatando os fatos, acontecimentos, avanços e as transformações que vem acontecendo no Brasil  e no mundo, ao longo das décadas de 1960 a  atualidade.

OBJETIVOS  ESPECÍFICOS :

         Construir de forma dinâmica uma linha do tempo que mostre os avanços e as transformações que o mundo e a  sociedade brasileira vem vivenciando ao longo das décadas de 60 a  atualidade.

·         Analisar as mudanças  culturas, políticas e sociais,  do  Brasil ao longo das décadas ;
·         Resgatar e analisar as mudanças que ocorreram em diferentes décadas no que se refere a moda feminina e masculina.
·         Pesquisar os diferentes ritmos musicais e danças  que fizeram sucessos em cada década;
·         Analisar  as mudanças econômicas que o país vem  vivenciando ao longo das décadas.
·         Refletir a consolidação dos meios de comunicação de massa, na transformação e divulgação da moda e outros avanços sociais.
·         Analisar a influência de outros países no que se refere a moda e ritmos musicais e danças.
·         Desenvolver  trabalhos pedagógicos, participativos, dando oportunidade aos alunos de interagir no processo  ensino aprendizagem.
·         Vivenciar o projeto a nível de sala de aula e em seguida apresentar numa culminância para toda escola.

DESENVOLVIMENTO:

O Projeto será vivenciado a nível de sala de aula e em seguida apresentado numa culminância para toda escola, tendo como foco todas as disciplinas.

  Serão realizadas pesquisas em diferentes fontes bibliográficas sempre orientadas pelos professores das respectivas disciplinas. Os alunos farão uso dos equipamentos tecnológicos e da sala de informática, para pesquisas e organização de software, slaydes , vídeos, etc., a serem usados nas apresentações em sala de aula e na culminância.

 Os trabalhos organizados nas diferentes turmas, serão expostos para uma  abrangência maior do público leitor.

Diferentes trabalhos poderão ser organizados, ficando  a critério dos professores e alunos. Para a culminância, serão escolhidos temas que retratem as mudanças de cada época, sendo um momento participativo e coletivo, uma vez que serão apresentados os trabalhos escritos para toda escola através de stands, murais, portfolios...

A apresentação será do ritmo estudado por cada turma , observando o figurino da época.

CRONOGRAMA

DÉCADA
TURMA
PROFESSOR RESPONSÁVEL
60
9º ANOS
901 – FABIANO E BRUNO
902 - DANIELA
70
8º ANOS
801 – AMÁLIA
802 – ANA PAULA E FABRICIA
80
7º ANOS
701 – SÍLVIO
702 – ELESSANDRA E WESLEY
90
6º ANOS
601 - ANTONIO E DANIELE (CIÊNCIAS)
602 -PATRICIA E DANIELA(E. RELIGIOSO)
2000
2º PERÍODO, 402, 501 E 502
FABIANA,MARIZETE,VIVIANE,MARISE,ANA FLÁVIA, EMANUELE.

AVALIAÇÃO: O Projeto será avaliado de forma sistemática, qualitativa, durante a realização do mesmo, ficando distribuído 5 pontos para cada disciplina.

CULMINÂNCIA: Será no dia 17/09/16 .






Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.