ESCOLA
MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
DIREÇÃO:
VIVIANY E LORRAYNE
SUPERVISORA:
MARCILENE
PROJETO
INTERDISCIPLINAR PARA FEIRA DE CULTURA
TEMA: Resgate
Cultural das Décadas de 60 a Atualidade
PERÍODO: 12/07/16 A 17/09/16
PÚBLICO ENVOLVIDO:
Professoras das respectivas
disciplinas, Equipe Gestora, Supervisora e alunos.
JUSTIFICATIVA:
As
transformações sociais, políticas, econômicas e culturais , foram se
consolidando ao longo das décadas de 1950 a atualidade
e vem modificando hábitos, costumes, modo de pensar de
agir, mudando gerações, alterando o consumo e o comportamento, das diferentes
camadas sociais , tanto nos grandes centros urbanos quanto nos pequenos e nos
mais longínquos recantos dos país.
A partir da década de 1950, vem acontecendo a
consolidação da chamada sociedade de massa no Brasil , graças a expansão dos
meios de comunicação: rádio, televisão, cinema, teatro de revista, etc. ,e com
estes avanços alavancaram outras modernizações.
No que se refere a
moda dos vestuários e acessórios, a cada década vem se
transformando, acompanhando os usos e costumes, tendo como forte
aliada a divulgação rápida dos meios de comunicação de
massa, não só da moda brasileira, como de outros países, fazendo
adesão a nossa ou vice versa.
Através dos
meios de comunicação, que vem aprimorando-se e modernizando-se de
forma rápida e com um potencial tecnológico extraordinário, é possível avaliar
as mudanças nos hábitos de uma sociedade em processo de modernização e
infiltrar com força total modas de outros países no nosso.
Este projeto é de
suma importância porque irá resgatar através de uma linha do tempo, os fatos e
acontecimentos marcantes que vem acarretando as transformações ao longo
das décadas, com a possibilidade de ser analisados diferentes aspectos,
políticos, sociais, econômicos e em especial no que se refere a
moda, diferentes ritmos musicais , danças, bem como a
influência de outros países na cultura brasileira.
O
projeto servirá também para que motive os alunos a interagir no processo ensino
aprendizagem, de forma dinâmica, realizando pesquisas direcionadas e
bibliográficas, organizando trabalhos a serem apresentados para toda
escola e desenvolver grupos de danças, que retratem cada período histórico.
OBJETIVO GERAL
Envolver os alunos no processo ensino
aprendizagem, resgatando os fatos, acontecimentos, avanços e as transformações
que vem acontecendo no Brasil e no mundo, ao longo das décadas de
1960 a atualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Construir de forma dinâmica uma linha do tempo que mostre os avanços e
as transformações que o mundo e a sociedade brasileira vem vivenciando ao
longo das décadas de 60 a atualidade.
·
Analisar as
mudanças culturas, políticas e
sociais, do Brasil ao longo das décadas ;
·
Resgatar e analisar as mudanças
que ocorreram em diferentes décadas no que se refere a moda feminina e
masculina.
·
Pesquisar os diferentes ritmos
musicais e danças que fizeram sucessos em cada década;
·
Analisar as mudanças
econômicas que o país vem vivenciando ao longo das décadas.
·
Refletir a consolidação dos meios
de comunicação de massa, na transformação e divulgação da moda e outros
avanços sociais.
·
Analisar a influência de outros
países no que se refere a moda e ritmos musicais e danças.
·
Desenvolver trabalhos
pedagógicos, participativos, dando oportunidade aos alunos de interagir no
processo ensino aprendizagem.
·
Vivenciar o projeto a nível de
sala de aula e em seguida apresentar numa culminância para toda escola.
DESENVOLVIMENTO:
O Projeto será vivenciado a nível de
sala de aula e em seguida apresentado numa culminância para toda escola, tendo
como foco todas as disciplinas.
Serão realizadas pesquisas
em diferentes fontes bibliográficas sempre orientadas pelos professores das
respectivas disciplinas. Os alunos farão uso dos equipamentos tecnológicos e da
sala de informática, para pesquisas e organização de software, slaydes ,
vídeos, etc., a serem usados nas apresentações em sala de aula e na
culminância.
Os trabalhos organizados nas
diferentes turmas, serão expostos para uma abrangência maior do
público leitor.
Diferentes trabalhos poderão ser
organizados, ficando a critério dos professores e alunos. Para a
culminância, serão escolhidos temas que retratem as mudanças de cada época,
sendo um momento participativo e coletivo, uma vez que serão apresentados os
trabalhos escritos para toda escola através de stands, murais, portfolios...
A apresentação será do ritmo estudado
por cada turma , observando o figurino da época.
CRONOGRAMA
DÉCADA
|
TURMA
|
PROFESSOR
RESPONSÁVEL
|
60
|
9º ANOS
|
901 – FABIANO E BRUNO
902 - DANIELA
|
70
|
8º ANOS
|
801 – AMÁLIA
802 – ANA PAULA E FABRICIA
|
80
|
7º ANOS
|
701 – SÍLVIO
702 – ELESSANDRA E WESLEY
|
90
|
6º ANOS
|
601 - ANTONIO E DANIELE (CIÊNCIAS)
602 -PATRICIA E DANIELA(E. RELIGIOSO)
|
2000
|
2º PERÍODO, 402, 501 E 502
|
FABIANA,MARIZETE,VIVIANE,MARISE,ANA FLÁVIA, EMANUELE.
|
AVALIAÇÃO: O Projeto será
avaliado de forma sistemática, qualitativa, durante a realização do mesmo,
ficando distribuído 5 pontos para cada disciplina.
CULMINÂNCIA: Será no dia 17/09/16 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário