segunda-feira, 1 de agosto de 2016

"MENOS É MAIS" (- É +)

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FILOSOFIA DE TRABALHO: MENOS É MAIS!
“Os ambientes mais criativos em nossa sociedade são consistentes e previsíveis!“   J.C. MARQUES
SEGUNDO SEMESTRE DE 2016

1   FAMILIA

A)    DIAGNÓSTICO

Infelizmente a família não é aquilo que se espera no ideal. A nossa clientela é  composta, muitas vezes, de pais separados, com pouca instrução,  com trabalho em tempo integral, são os irmãos maiores que tomam conta dos menores, ou os avós, vários membros residem num exíguo espaço da casa. Além de enfrentar uma série de dificuldades. Não dá para esperar que essa família vá acompanhar facilmente a vida escolar do nosso aluno.

B)    OBJETIVO:
ATUAR JUNTO AO ALUNO PARA QUE ELE FAÇA DIFERENÇA EM CASA. A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA O QUE É COMPROVADO POR PESQUISAS EDUCACIONAIS.

BROOKE, N. SOARES, J. F. (org). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.

2-   ESCOLA

A)    PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS
 (Projeto Político Pedagógico)

As ações pedagógicas da escola precisam ser vistas e compreendidas por todos, (pai, mãe, avós, alunos, ex-alunos, professores e funcionários) a força reside no conjunto. Provérbio indígena: “é preciso uma aldeia inteira para se educar uma criança”. Não é simplesmente falando que se ensina, mas o ambiente, o consenso, o tempo, tudo isso unido em sistema  cria um clima propício para a aprendizagem. Todos ganham com o trabalho coletivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.