sexta-feira, 17 de julho de 2015

RESULTADO DO SIMAVE - PROEB 2014 QUINTO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RESULTADO DA AVALIAÇÃO PROEB 2014
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO – SIMAVE

ALUNOS DO QUINTO ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

198,1

30,5 %

44,1 %

25,4%

ALUNOS DO QUINTO ANO
MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

193,0

27,1 %

55,9%

16,9%

ANÁLISE:
Como o próprio nome diz, o ideal é que todos os alunos estivessem no nível recomendado. Caso contrário, pelo menos uma grande porcentagem deveria estar. Assim como a taxa de proficiência deveria estar acima de 300 pontos.
Dito de outra forma, três quartos dos alunos não sabem o recomendado em Língua Portuguesa após 5 anos de escolaridade e cinco sextos dos alunos não sabem o recomendado em cinco anos de escolaridade.
O que isso significa na prática? Que a escola enfrenta um grande desafio. Precisa melhorar esses índices para os anos seguintes e  como esses alunos estão frequentando o sexto ano nesse ano de 2015 há uma grande dificuldade para adequar o planejamento às necessidades dos mesmos.
FONTE: http://www.simave.caedufjf.net/simave/
ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
RESULTADO DA AVALIAÇÃO PROEB 2014
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO – SIMAVE

ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

202,9

53,3 %

43,3 %

3,3 %

ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATEMÁTICA
PROFICIÊNCIA
NÍVEL BAIXO
NÍVEL INTERMEDIÁRIO
NÍVEL RECOMENDADO

224,6

58,8 %

41,2%

0 %

ANÁLISE:
Como o próprio nome diz, o ideal é que todos os alunos estivessem no nível recomendado. Caso contrário, pelo menos uma grande porcentagem deveria estar. Assim como a taxa de proficiência deveria estar acima de 300 pontos.
Dito de outra forma,  os alunos estão concluindo o Ensino Fundamental sem saber o recomendado em Língua Portuguesa e Matemática após 9 anos de escolaridade.

O que isso significa na prática? Que a escola enfrenta um grande desafio. Precisa melhorar esses índices para os anos seguintes e fazer com que seus alunos aprendam efetivamente. Necessita da colaboração de todos: família, comunidade  e sociedade para alcançar esses objetivos.

FONTE: http://www.simave.caedufjf.net/simave/

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A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

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