quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Cartilha de Estudo
Quando o estudo é planejado com um horário fixo, no qual são executadas atividades concretas, sua aprendizagem é facilitada e o desejo de aprender é maior.
Aprender é uma AVENTURA...embarque nela e se surpreenda consigo mesmo e com as descobertas que você fará do mundo.
Para que sua aprendizagem seja produtiva, sugerimos um “Caderno de Estudo” no qual você terá a oportunidade de:
1- registrar suas atividades de estudo em cada conteúdo;
2- refazer exercícios e provas;
3- fazer exercícios extras;
4- identificar dificuldade e esclarecer dúvidas;
5- mostrar independência, se auto-dirigir, assumindo de forma responsável sua vida escolar;
ORIENTAÇÕES PARA SEU ESTUDO DIÁRIO
Aprender é como comer...
Para comer, temos de ter apetite.
Para despertar o “apetite” do “aprender”, temos que ter “curiosidade”.
O cheiro, o tempero e o clima da refeição são estímulos para a fome... Coloque o cheiro, o tempero e o clima certo para o seu ESTUDO.
a- estude com a intenção de “APRENDER” e não somente com a de cumprir uma obrigação;
b- esclareça suas dúvidas e enfrente as dificuldades, consultado o livro e as anotações do caderno, observando exemplos e exercícios já feitos sobre o assunto;
c- localize sua dúvida, perguntando-se: “o que devo saber para fazer este exercício?” Pode ser que a dificuldade esteja no conteúdo anterior.]
d- lembre-se também de que você pode, posteriormente, buscar ajuda junto ao professor ou um colega;
e- ao refazer exercícios e provinhas, fique atento aos erros, não se limite a apaga-los. Aproveite este tempo, para rever os assuntos e fazer novos exercícios sobre os mesmos;
f- ao final de cada estudo, avalie, perguntando-se:
o meu estudo foi proveitoso?
O que aprendi?
O tempo de estudo foi adequado às minhas necessidades?
NA SUA VIDA ESCOLAR VOCÊ É O “PROTAGONISTA” PRINCIPAL E NÃO UM MERO FIGURANTE.
ENTÃO...ENTRE EM CENA:
CENA 1
ESTUDANDO MATEMÁTICA
FAZENDO EXERCÍCIOS E APRENDENDO
1- refaça os exercícios de sala de aula, do dever e faça exercícios extras tirados de outros livros,sem pressa, procurando aprender com eles. Somente através dos exercícios você conseguirá a fixação da aprendizagem;
2- leia e interprete o enunciado, procurando a compreensão do mesmo. Grife os dados importantes para identificar o que o exercício está pedindo;
3- Reflita e identifique:
O que eu preciso saber para resolver o exercício?
Estou dominando os conhecimentos e regras necessárias?
Que cálculos devo fazer para resolve-los?
4- Faça os cálculos de maneira organizada, não os apague;
5- Confira os cálculos, os sinais e o raciocínio empregado.
6- Avalie a resposta do exercício, verificando se ela atende, adequadamente, ao que foi pedido.
ENFRENTANDO AS DÚVIDAS E APRENDENDO COM OS ERROS
1- faça a leitura do assunto no livro e anote, grife as regras, as fórmulas, os conceitos e os passos para a resolução do exercício;
2- Procure um exercício semelhante àquele em que você está apresentando dificuldade e levante o “passo a passo” para a sua solução;
3- Analise seus erros, perguntando-se: O que aprendi com o meu erro? E faça outros exercícios semelhantes.
CENA II
ESTUDANDO PORTUGUÊS E...APRENDENDO
Exercite os aspectos gramaticais.
Tenha sempre a mão a gramática;
Faça os exercícios, identificando o aspecto gramatical aprendido e sua aplicação;
Consulte a gramática, as anotações e exemplos para esclarecer as dúvidas;
faça exercícios extras, quando encontrar dificuldades;
formule exemplos e avalie, através das normas e definições da gramática, se a elaboração está correta.
LEIA...INTERPRETE E REDIJA.
1- Pesquise em livros, revistas e jornais textos de seu interesse e elabore questões. Escreva as respostas, usando frases completas e claras;
2- Produza um parágrafo, estabelecendo a relação entre o título e o texto;
3- Escolha um tema discutido nas aulas de Língua Portuguesa e Redação e elabore um texto. Faça a leitura do mesmo, verificando os aspectos ortográficos e gramaticais;
4- Esteja atento ao gênero textual. Faça um quadro, resumindo as características inerentes a ele.
Cena iii
ESTUDANDO GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CIÊNCIAS COM UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO
1- Inicie seu estudo, fazendo uma pré-leitura.
Leia os títulos, olhe as gravuras, desenhos, gráficos, tabelas, mapas etc...
2- Identifique a visão global do assunto:
Leia o texto, feche o livro e escreva todas as palavras-chave que consegui lembrar, acrescentando informações importantes;
Volte ao texto e compare o que você escreveu com o conteúdo do mesmo.
3- Adote uma atitude de interpretação:
Leia cada parágrafo, feche o livro e tente responder à pergunta: O QUE FOI QUE EU LI?
Identifique o assunto e coloque o título;
Faça uma releitura, grifando as idéias relativas ao título.
4- Registre e faça a fixação das informações:
Observe as imagens do texto e fale as informações relacionadas a ela;
Elabore resumos, quadros e esquemas ou consulte os já elaborados em sala e também os que constam do livro, ao final de cada unidade.
5- Avalie sua aprendizagem:
Formule perguntas relativas ao que foi estudado e as responda, sem consultar o texto.
SPEAK/READ
VAMOS ESTUDAR O “INGLISH”
1- Aprendendo com o texto
Faça uma leitura cuidadosa;
Avalie as imagens e informações não verbais (gravuras) relativas ao texto;
Sublinhe as palavras desconhecidas;
Copie as palavras no caderno;
Procure entender o significado dela através do contexto (as gravuras e a frase onde se encontram);
Caso não consiga a compreensão do significado dessas palavras, consulte o dicionário;
Verifique o melhor significado de acordo com o sentido do texto;
Responda às perguntas relativas ao texto;
Elabore as frases completas, consultando o texto;
Identifique nele alguma estrutura ou vocabulário que foi utilizada na pergunta.
2- Dominando o vocabulário
Consulte as palavras listadas em sala e que constam do livro texto,
Grife no texto as palavras estudadas;
Faça frases utilizando o vocabulário estudado;
Elabore uma lista com as palavras que você tenha mais dificuldade de memorizar e coloque em lugar onde possa ser consultada (portas de armários, espelho, etc);
Estude o vocabulário, na medida que é trabalhado em sala de aula. Separe as palavras novas por classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, pronome, etc)
4- Compreendendo o uso dos aspectos gramaticais
Refaça os exercícios dados em sala, o dever e aqueles sem que teve dificuldade;
Leia, atentamente, o enunciado dos exercícios, procurando compreender o que é pedido;
Identifique o que cada exercício ensina e escreva o que aprendeu com ele;
Nas dificuldades, procure um exemplo dado no livro e consulte as anotações feitas no caderno.
APRENDER É O ESPAÇO DA DESCOBERTA.
VOLTAR O OLHAR PARA A VIDA, PARA O MUNDO, PARA O NOVO...
CONHECER O AMBIENTE NATURAL, SOCIAL E POLÍTICO, AS ARTES E OS VALORES.
SER UM CIDADÃO CONSCIENTE.
ACEITE ESSE CONVITE...
AUTO AVALIAÇÃO
I-ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE
Seus cadernos estão em ordem e completos?
Você faz as tarefas solicitadas?
Entrega os trabalhos dentro do prazo?
Você tem um tempo reservado para seu estudo diário?
Consulta os horários de aula e anota as datas importantes para entregar os trabalhos e de provas?
II- PARTICIPAÇÃO
Você fica atento às explicações do professor?
Esclarece as suas dúvidas?
Você faz perguntas pertinentes à aula?
Expressa seu conhecimento a cerca do tema abordado, dialogando com o professor?
Você tem se envolvido e se esforçado para compreender a matéria estudada?
Faz anotações, exercícios e correções dos mesmos?
III- QUALIDADE DO ESTUDO
Procura aprender com as atividades?
Busca recursos para superar suas dificuldades?
Você registra as atividades de estudo? (Questionários, resumos, esquema, atividades extra e de revisão)
É bom ouvir e considerar as observações de seus pais.
Peça a eles, ao final de cada bimeste uma apreciação sobre sua caminhada escolar.
OBSERVAÇÕES DOS PAIS
FORMATURA 2011
FORMATURA 2012
Formatura 2013
Nono ano 2014
Localização
Custa Estudar?
Objetivo do blog
Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
Ler e escrever!
Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.
Escola e Democracia
Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:
Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário