quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cartilha de Estudo

AVENTURA DE APRENDER


Quando o estudo é planejado com um horário fixo, no qual são executadas atividades concretas, sua aprendizagem é facilitada e o desejo de aprender é maior.


Aprender é uma AVENTURA...embarque nela e se surpreenda consigo mesmo e com as descobertas que você fará do mundo.

Para que sua aprendizagem seja produtiva, sugerimos um “Caderno de Estudo” no qual você terá a oportunidade de:

1- registrar suas atividades de estudo em cada conteúdo;
2- refazer exercícios e provas;
3- fazer exercícios extras;
4- identificar dificuldade e esclarecer dúvidas;
5- mostrar independência, se auto-dirigir, assumindo de forma responsável sua vida escolar;



ORIENTAÇÕES PARA SEU ESTUDO DIÁRIO

Aprender é como comer...
Para comer, temos de ter apetite.
Para despertar o “apetite” do “aprender”, temos que ter “curiosidade”.
O cheiro, o tempero e o clima da refeição são estímulos para a fome... Coloque o cheiro, o tempero e o clima certo para o seu ESTUDO.

a- estude com a intenção de “APRENDER” e não somente com a de cumprir uma obrigação;
b- esclareça suas dúvidas e enfrente as dificuldades, consultado o livro e as anotações do caderno, observando exemplos e exercícios já feitos sobre o assunto;
c- localize sua dúvida, perguntando-se: “o que devo saber para fazer este exercício?” Pode ser que a dificuldade esteja no conteúdo anterior.]
d- lembre-se também de que você pode, posteriormente, buscar ajuda junto ao professor ou um colega;
e- ao refazer exercícios e provinhas, fique atento aos erros, não se limite a apaga-los. Aproveite este tempo, para rever os assuntos e fazer novos exercícios sobre os mesmos;
f- ao final de cada estudo, avalie, perguntando-se:
 o meu estudo foi proveitoso?
 O que aprendi?
 O tempo de estudo foi adequado às minhas necessidades?
NA SUA VIDA ESCOLAR VOCÊ É O “PROTAGONISTA” PRINCIPAL E NÃO UM MERO FIGURANTE.
ENTÃO...ENTRE EM CENA:

CENA 1
ESTUDANDO MATEMÁTICA

FAZENDO EXERCÍCIOS E APRENDENDO

1- refaça os exercícios de sala de aula, do dever e faça exercícios extras tirados de outros livros,sem pressa, procurando aprender com eles. Somente através dos exercícios você conseguirá a fixação da aprendizagem;
2- leia e interprete o enunciado, procurando a compreensão do mesmo. Grife os dados importantes para identificar o que o exercício está pedindo;
3- Reflita e identifique:
 O que eu preciso saber para resolver o exercício?
 Estou dominando os conhecimentos e regras necessárias?
 Que cálculos devo fazer para resolve-los?

4- Faça os cálculos de maneira organizada, não os apague;
5- Confira os cálculos, os sinais e o raciocínio empregado.
6- Avalie a resposta do exercício, verificando se ela atende, adequadamente, ao que foi pedido.

ENFRENTANDO AS DÚVIDAS E APRENDENDO COM OS ERROS

1- faça a leitura do assunto no livro e anote, grife as regras, as fórmulas, os conceitos e os passos para a resolução do exercício;
2- Procure um exercício semelhante àquele em que você está apresentando dificuldade e levante o “passo a passo” para a sua solução;
3- Analise seus erros, perguntando-se: O que aprendi com o meu erro? E faça outros exercícios semelhantes.


CENA II

ESTUDANDO PORTUGUÊS E...APRENDENDO

Exercite os aspectos gramaticais.

 Tenha sempre a mão a gramática;
 Faça os exercícios, identificando o aspecto gramatical aprendido e sua aplicação;
 Consulte a gramática, as anotações e exemplos para esclarecer as dúvidas;
 faça exercícios extras, quando encontrar dificuldades;
 formule exemplos e avalie, através das normas e definições da gramática, se a elaboração está correta.


LEIA...INTERPRETE E REDIJA.

1- Pesquise em livros, revistas e jornais textos de seu interesse e elabore questões. Escreva as respostas, usando frases completas e claras;
2- Produza um parágrafo, estabelecendo a relação entre o título e o texto;
3- Escolha um tema discutido nas aulas de Língua Portuguesa e Redação e elabore um texto. Faça a leitura do mesmo, verificando os aspectos ortográficos e gramaticais;
4- Esteja atento ao gênero textual. Faça um quadro, resumindo as características inerentes a ele.


Cena iii


ESTUDANDO GEOGRAFIA, HISTÓRIA E CIÊNCIAS COM UM OLHAR INVESTIGATIVO E CRÍTICO

1- Inicie seu estudo, fazendo uma pré-leitura.
 Leia os títulos, olhe as gravuras, desenhos, gráficos, tabelas, mapas etc...

2- Identifique a visão global do assunto:
 Leia o texto, feche o livro e escreva todas as palavras-chave que consegui lembrar, acrescentando informações importantes;
 Volte ao texto e compare o que você escreveu com o conteúdo do mesmo.

3- Adote uma atitude de interpretação:
 Leia cada parágrafo, feche o livro e tente responder à pergunta: O QUE FOI QUE EU LI?
 Identifique o assunto e coloque o título;
 Faça uma releitura, grifando as idéias relativas ao título.

4- Registre e faça a fixação das informações:
 Observe as imagens do texto e fale as informações relacionadas a ela;
 Elabore resumos, quadros e esquemas ou consulte os já elaborados em sala e também os que constam do livro, ao final de cada unidade.
5- Avalie sua aprendizagem:
 Formule perguntas relativas ao que foi estudado e as responda, sem consultar o texto.
















SPEAK/READ

VAMOS ESTUDAR O “INGLISH”

1- Aprendendo com o texto
 Faça uma leitura cuidadosa;
 Avalie as imagens e informações não verbais (gravuras) relativas ao texto;
 Sublinhe as palavras desconhecidas;
 Copie as palavras no caderno;
 Procure entender o significado dela através do contexto (as gravuras e a frase onde se encontram);
 Caso não consiga a compreensão do significado dessas palavras, consulte o dicionário;
 Verifique o melhor significado de acordo com o sentido do texto;
 Responda às perguntas relativas ao texto;
 Elabore as frases completas, consultando o texto;
 Identifique nele alguma estrutura ou vocabulário que foi utilizada na pergunta.
2- Dominando o vocabulário
 Consulte as palavras listadas em sala e que constam do livro texto,
 Grife no texto as palavras estudadas;
 Faça frases utilizando o vocabulário estudado;
 Elabore uma lista com as palavras que você tenha mais dificuldade de memorizar e coloque em lugar onde possa ser consultada (portas de armários, espelho, etc);
 Estude o vocabulário, na medida que é trabalhado em sala de aula. Separe as palavras novas por classe gramatical (substantivo, adjetivo, verbo, pronome, etc)
4- Compreendendo o uso dos aspectos gramaticais
 Refaça os exercícios dados em sala, o dever e aqueles sem que teve dificuldade;
 Leia, atentamente, o enunciado dos exercícios, procurando compreender o que é pedido;
 Identifique o que cada exercício ensina e escreva o que aprendeu com ele;
 Nas dificuldades, procure um exemplo dado no livro e consulte as anotações feitas no caderno.


APRENDER É O ESPAÇO DA DESCOBERTA.
VOLTAR O OLHAR PARA A VIDA, PARA O MUNDO, PARA O NOVO...
CONHECER O AMBIENTE NATURAL, SOCIAL E POLÍTICO, AS ARTES E OS VALORES.
SER UM CIDADÃO CONSCIENTE.

ACEITE ESSE CONVITE...




AUTO AVALIAÇÃO

I-ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE
 Seus cadernos estão em ordem e completos?
 Você faz as tarefas solicitadas?
 Entrega os trabalhos dentro do prazo?
 Você tem um tempo reservado para seu estudo diário?
 Consulta os horários de aula e anota as datas importantes para entregar os trabalhos e de provas?

II- PARTICIPAÇÃO
 Você fica atento às explicações do professor?
 Esclarece as suas dúvidas?
 Você faz perguntas pertinentes à aula?
 Expressa seu conhecimento a cerca do tema abordado, dialogando com o professor?
 Você tem se envolvido e se esforçado para compreender a matéria estudada?
 Faz anotações, exercícios e correções dos mesmos?

III- QUALIDADE DO ESTUDO
 Procura aprender com as atividades?
 Busca recursos para superar suas dificuldades?
 Você registra as atividades de estudo? (Questionários, resumos, esquema, atividades extra e de revisão)


É bom ouvir e considerar as observações de seus pais.
Peça a eles, ao final de cada bimeste uma apreciação sobre sua caminhada escolar.


OBSERVAÇÕES DOS PAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TELEFONE DE CONTATO

(31)3533-6368

Custa Estudar?

Relação entre família e escola