quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Comunicado aos Pais sobre o final do ano.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 
Assunto: FINAL DO ANO LETIVO

         O último bimestre do ano começa no dia 01 de outubro e termina no dia 17 de dezembro, são exatamente 48 dias letivos. É o bimestre decisivo para a aprovação de seu (sua) filho (a).
         A Escola está preocupada, pois chegamos até aqui sem resolver bem dois problemas importantes: A infrequência e a não realização das atividades pelos alunos, motivo de tantas notas vermelhas no boletim escolar. Agora, muitos alunos estão sujeitos a repetirem o ano em curso, alguns, de repetirem mais uma vez. Não é o que a escola espera e acha que a família também não.
Sobre a infrequência, o índice de faltas da escola é muito alto, principalmente as segundas e sextas-feiras. Sabemos que se o aluno não comparecer às aulas não assimilará o conteúdo ministrado naquele momento e ficará defasado em relação aos colegas que estiverem presentes. O processo de aquisição do conhecimento é contínuo e cumulativo, um dia que se perde prejudica e muito a aprendizagem do aluno.
Também há casos de alunos que não copiam a matéria e não fazem os exercícios propostos. Outro problema sério, como aprenderá se não fizer as atividades?
Gostaríamos de informar que há algumas perguntas que precisam ser respondidas pela família quando o aluno falta à aula: Ele (ela) copiou a matéria perdida? Comunicou ao (a) professor (a) o motivo de sua falta e recebeu dele (a) a atividade perdida? Estudou em casa a matéria e pôs o caderno em dia? 
Para garantir que o processo de aquisição do conhecimento da criança ou do adolescente não seja rompido, a família precisa estar atenta aos seguintes procedimentos:
Ø     Não deixar que se atrase, garantindo que esteja na escola às sete horas em ponto para a primeira aula;
Ø     Não deixar que falte, nem um dia sequer e justificar com atestado médico ou presença na escola o motivo da falta, quando houver;
Ø     Acompanhar em casa regularmente os cadernos, verificando se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa;
Qualquer dúvida que tiver, entre em contato imediatamente com a orientação educacional pelo telefone: 3533-6368. Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Ibirité, 22 de setembro de 2010.

A Direção, Docentes e Equipe Pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger