quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Proposta Pedagógica do Uso de Cadernos Separados

A Proposta Pedagógica apresentada pelo Serviço de Orientação Educacional de se usar 06 cadernos separados para o Ensino Fundamental e proibição do uso de Cadernos de dez matérias ou fichário gerou muita polêmica na comunidade escolar.

A proposta se justifica porque tem o objetivo de garantir a aprendizagem do aluno. O Serviço de Orientação Educacional tem notado em sua atuação que ao usar cadernos separados o aluno se sente na obrigação de escrever, facilita a atuação da família sobre ele e organiza o estudo do próprio aluno. Esses fatores somados tem apresentado resultado. As notas no boletim melhoram sensivelmente.

Existe a consciência de que só os cadernos não resolvem o problema. Precisa de um monitoramento, acompanhamento e supervisão constante. Ciente também que há alunos que usam cadernos de dez matérias e fichário e obtém excelentes notas.

O objetivo a alcançar não é alunos em particular e sim uma Comunidade Escolar inteira. A Escola como um todo não tem tido bons rendimentos nas avaliações externas. Para melhorar esses índices não bastam ações isoladas de um ou de outro personagem bem intencionado, é preciso agir em nível de sistema. No geral. Estipulando desde o início do ano essa proposta pedagógica e mantendo firme na decisão, aos poucos alcançaremos o objetivo.

É certo, o aluno atual não estuda e não sabe estudar. Ele simplesmente vai à escola. A escola por sua vez, deduz que ele saiba como funciona uma escola e o trata assim. Ledo engano, é preciso dizer, passo a passo, como funciona uma escola e isso demora quatro anos (todo o segundo ciclo do Ensino Fundamental)

Na lista de material escolar a ser entregue no final de 2010 e início de 2011 apresentará o que se segue:

01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Língua Portuguesa;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Matemática;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para História;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Geografia;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para Ciências;
01 caderno universitário 1x1, 96 folhas, espiral, capa flexível para
Inglês/Ensino Religioso/Educação Física.

Serão usados nos dois primeiros bimestres, que vai de fevereiro a julho de 2011.

A Proposta Pedagógica não acomoda os cadernos de dez matérias e o fichário. Explicamos que não estamos invadindo a privacidade das famílias. Esse assunto foi abordado em reunião do Colegiado Escolar e durante o ano de 2010 amplamente divulgado e implantado aos poucos pela Orientação Educacional. Como Profissionais da Educação temos conhecimento técnico para introduzir mudança de hábito no processo educacional. A experiência está sendo feita no ano de 2010 e o resultado é satisfatório.

A Orientação Educacional está disponível para quaisquer esclarecimentos no horário de 6 às 11h30min de segunda a sexta-feira.

Breno José de Araújo
Pedagogo com especialização em Orientação Educacional, 15 anos de trabalho em escola pública e professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com experiência em aulas de reforço escolar para alunos com dificuldade de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FORMATURA 2011

FORMATURA 2012

Formatura 2013

Nono ano 2014

Localização

Custa Estudar?

Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.

Powered By Blogger