quarta-feira, 9 de março de 2011

Comunicado aos Pais e/ou Responsável II

ESCOLA MUNICIPAL DO BAIRRO JARDIM DAS ROSAS
COMUNICADO AOS PAIS E/OU RESPONSÁVEL 002/2011 - 10/03/2011
Os Anos Finais do Ensino Fundamental correspondem a um período de 04 anos de escolaridade ( sexto, sétimo, oitavo e nono ano).
São 08 disciplinas curriculares com a seguinte quantidade de aulas por semana: Língua Portuguesa (06 aulas), Matemática (05 aulas), História (03 aulas), Geografia (03 aulas), Ciências (03 aulas), Inglês (02 aulas), Educação Física (02 aulas) e Ensino Religioso (01 aula).
O ano letivo é composto por 200 dias, distribuídos em quatro bimestres avaliativos. O primeiro bimestre terminará em 20 de abril de 2011, totalizando 51 dias letivos.
Não deixe seu (sua) filho (a) se atrasar e muito menos faltar à escola, nem um dia sequer, verifique regularmente o caderno dele (a) para ver se está fazendo as atividades em sala e os deveres de casa. Ele (a) só aprenderá se fizer todas as atividades propostas pelos professores.

Serviço de Orientação Educacional

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Objetivo do blog

Divulgar para a comunidade escolar como funciona a escola.

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas

Ler e escrever!

A função primordial de uma ESCOLA é ensinar o aluno a LER e a ESCREVER. Quando ele aprende a LER e a ESCREVER, deve então LER e ESCREVER! Transformando - se assim num CIDADÃO. Capaz de LER o mundo que o cerca e de ESCREVER sua própria história.



Esse blog é uma ferramenta onde os alunos e toda a comunidade da Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas possam fazer uso da LEITURA e da ESCRITA tendo como assunto principal a si próprios como SUJEITOS DO CONHECIMENTO que são.







Escola e Democracia

Dermeval Saviani em sua obra: Escola e Democracia – polêmicas do nosso tempo diz:

Uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizará, pois, a escola; não será indiferente ao que ocorre em seu interior, estará empenhada em que a escola funcione bem; portanto, estará interessada em métodos de ensino eficazes. Tais métodos se situarão para além dos métodos tradicionais e novos, superando por incorporação as contribuições de uns e de outros. Portanto, serão métodos que estimularão a atividade e iniciativa dos alunos sem abrir mão, porém, da iniciativa do professor; favorecerão o diálogo dos alunos entre si e com o professor mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente; levarão em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos do processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.